Bolsas asiáticas fecham sem tendência uniforme

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas asiáticas fecharam sem uma tendência uniforme nesta sexta-feira, com a Bolsa de Tóquio recuando em função do fraco desempenho das bolsas norte-americanas no pregão de ontem, enquanto as bolsas de Hong Kong e da Coréia do Sul encerraram suas negociações em alta influenciadas pelos setores de telecomunicações e financeiro.

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 0,16%, atingindo 14.655 pontos. As principais quedas do pregão foram das empresas do setor de semicondutores Tokyo Electron (-4,2%), NEC (-2,3%) e Fujitsu (-1,5%), devido aos anúncios das empresas norte-americanas, a fabricante de chips National Semiconductor e a fabricante de micro processadores Intel, de que suas receitas e lucros no próximo trimestre deverão ser menores que o esperado pelos analistas. Outros papéis que apresentaram quedas significativas foram das fabricantes de equipamentos e componentes eletrônicos TDK (-2,6%), Toshiba (-1,6%) e Sony (-1,5%). Em contrapartida, os destaques positivos do pregão ficaram com as empresas do setor de energia Arabian Oil (+12,7%), Japan Energy (+9,7%) e Tokyo Gas (+1,5%).

Já em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou, apresentando elevação de 1,18%. Os principais destaques positivos ficaram com as companhias do setor de telecomunicações, apesar do anúncio da previsão de redução das vendas por parte da empresa norte-americana de telefonia móvel Motorola. Segundo analistas, o recuou nas vendas não implica necessariamente numa retração do crescimento das empresas do setor. As ações da companhia de interent e telecomunicações Pacific Century Cyberworks (+8,3%) registraram a maior alta do pregão, enquanto os papéis das empresas de telecomunicações Hutchison Whampoa (+1,6%) e China Mobile (+1,3%) também subiram consideravelmente. Outros destaques ficaram com as holdings First Pacific (+7,3%) e Hong Kong Electric (+2,9%), e a companhia de energia Hong Kong & China Gas (+3,0%). Por outro lado, as principais quedas do dia foram apresentadas pela holding Wharf (-3,1%) e pela fabricante chinesa de computadores Legend Holdings (-1,7%)

Na Bolsa da Coréia do Sul, o índice Kospi fechou em alta de 2,11%, influenciado pelos papéis dos bancos Shinham Bank (+4,5%), Hnvit Bank (+3,6%) e Kookmim Bank (+2,9%), e da companhia de telecomunicações Korea Telecom (+4,2%).




































Outros mercados: Austrália All Ordinaries -0,60%
Cingapura Straits Times +0,07%
Filipinas PSE Composite +0,70%
Indonésia Jakarta Composite -0,88%
Malásia KLSE Composite -0,34%
Tailândia SET +0,34%
Taiwan Taiwan Weighted +0,77%

Compartilhe