Bolsas asiáticas fecham sem tendência definida

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas asiáticas encerraram suas negociações sem uma tendência uniforme nesta sexta-feira, com os destaques negativos influenciados pela queda de ontem da bolsa eletrônica norte-americana Nasdaq.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 caiu 0,78%, chegando a 13.696 pontos. O governo japonês enfrentou ontem outro escândalo, com a demissão de um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores suspeito de desviar 2,6 milhões de dólares dos cofres públicos. Os principais destaques negativos foram os papéis da fabricante de cabos de fibra ótica Furukawa Electric (-5,63%) e da fabricante de componentes eletrônicos NEC Corp (-4,07%). O banco de investimentos em internet Softbank, que ontem apresentou uma alta de 16,53%, hoje perdia 1,99%. Outro destaque negativo ficou com a fabricante de semicondutores Fujitsu, cujas ações caíam 2,70%, em razão do alerta de que seu lucro operacional ficará abaixo do esperado. Por outro lado, os papéis das empresas químicas Takeda Chemical Industries (+4,78%) e Mitsubishi Chemicals (+4,79%) apresentavam bom desempenho.

Em Cingapura, o índice Straits Times fechou em baixa de 0,43%, com destaque para a fabricante de semicondutores Chartered Semiconductor Manufacturing (-4,92%), para a fabricante de periféricos Creative Technology (-6,22%) e para a fabricante de componentes eletrônicos Omni Industries (-3,15%). Entre as altas do pregão estavam os papéis da empresa de mídia Singapore Press Holdings (+1,72%) e da instituição financeira DBS Group Holdings (+0,52%).

Na Bolsa da Coréia do Sul, o índice Kospi fechou em queda de 5,69%. Os principais destaques negativos foram as fabricantes de componentes eletrônicos Hyundai Electronics (-14,0%) e Samsung Electronics (-13,0%).

A Bolsa das Filipinas subiu 0,89%, mesmo com a primeira crise do governo de Gloria Macapagal-Arroyo. Um dos assessores mais influentes do novo governo, o Ministro da Defesa Orlando Mercado, renunciou em protesto contra a nomeação de Lisandro Abadia como Assessor de Segurança Nacional. Mercado alega que, há quatro anos, quando Abadia era chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, descobriu-se um caso de malversação dos fundos de pensão para os militares.

As Bolsas de Hong Kong e Taiwan continuam fechadas em virtude do feriado de Ano Novo Chinês, devendo reabrir na segunda-feira. A Bolsa da Austrália também esteve fechada hoje devido a feriado local.






















Outros mercados: Filipinas PSE Composite 0,89%
Indonésia Jakarta Composite -0,08%
Malásia KLSE Composite +0,54%
Tailândia SET -2,22%
Compartilhe