Bolsas asiáticas fecham sem tendência definida

Conteúdo do Portal InfoMoney – Editoria Mercados

Por  Equipe InfoMoney

As bolsas asiáticas fecharam sem uma tendência única nessa sexta-feira, com altas em Tóquio, Taiwan e Coréia do Sul, e baixa em Hong Kong.
O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou o dia em leve alta de 0,10%. Os destaques de alta ficaram com as empresas de tecnologia, na expectativa de uma recuperação da bolsa norte-americana Nasdaq após o feriado de ontem. As ações da Fujitsu subiram 4,92%, enquanto a NEC apresentou alta de 1,50%. Por outro lado, as principais quedas ficaram no setor bancário, com os investidores apreensivos quanto ao risco de crédito das empresas japonesas. A construtora Mitsui declarou que pedirá perdão de suas dívidas aos principais credores, enquanto a varejista Daiei pediu a seus credores que comprassem ações preferenciais suas para que pudesse levantar caixa. Como conseqüência, os bancos Sanwa e Sakura fecharam em queda de 5,27% e 4,91%, respectivamente. A empresa de telefonia celular NTT DoCoMo também apresentou baixa (-5,05%).

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,28%. Apesar do PIB de Hong Kong apresentar crescimento de 10,4% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, a notícia não chegou a animar os investidores. As principais quedas do dia ficaram por conta das empresas de telefonia móvel, com investidores apreensivos quanto aos planos do governo da China de rever a estrutura de tarifas. As ações da China Unicom (-7,1%) e da China Mobile (-10,0%) apresentaram fortes baixas. Por outro lado, as ações do grupo imobiliário Sun Hung Kai apresentaram alta de 2,85% na expectativa de forte demanda por seus flats.

Já a Bolsa de Taiwan apresentou alta generalizada, com o índice Taiwan Weighted apresentando variação positiva de 5,31%. O governo da ilha aprovou ontem uma lei regulamentando fusões e aquisições bancárias, afastando temores de uma possível crise bancária e dando novo ânimo aos investidores. As principais altas do dia ficaram com as eletrônica Winbond (+6,97%) e United Micro Eletronics (+6,73%). A maior baixa focou com a empresa de cerâmica Sin Yih (-2,10%).

A Bolsa da Coréia do Sul também apresentou alta, de 3,21%.
































Outros mercados: Austrália All Ordinaries +0,03 %
Cingapura Straits Times +2,27 %
Filipinas PSE Composite -0,38 %
Indonésia Jakarta Composite +0,15 %
Malásia KLSE Composite +0,67 %
Tailândia SET +0,23 %

Compartilhe