Publicidade
A turbulência esperada para esta segunda-feira (7) chegou mais cedo, abalando os mercados asiáticos já desde o domingo (6), deixando nítido que o clima de aversão ao risco continuará devido a temores de escalada da guerra comercial provocada pelas tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte
Os mercados sul-coreanos lideraram as perdas na região no início das negociações, mas rapidamente o Japão assumiu a ponta negativa. A operadora da bolsa japonesa chegou a acionar o circuit breaker na noite de domingo, pelo horário de Brasília, interrompendo negociações nos mercados futuros por 10 minutos após o futuro do índice Nikkei 225 cair mais de 8%. As negociações à vista não foram afetadas.
Aproveite a alta da Bolsa!
Às 5h30 desta segunda, o índice Nikkei 225 era negociado com recuo de 7,83%.
O índice Kospi caiu 4,68% na abertura, enquanto o Kosdaq de empresas de menor capitalização caiu 3,26%.
O S&P/ASX 200 da Austrália caiu 2,75% já logo na abertura e chegou a recuar mais de 6%. O índice de referência entrou em território de correção com uma queda de 13% desde sua última alta em fevereiro, na sessão anterior.
Continua depois da publicidade
Já a Hang Seng de Hong Kong abriu com queda de quase 10%, com -9,45%, enquanto um dos principais índices da China, CSI 300, recuava 4,82%. A bolsa de Shangai perdia 4,40% logo na abertura.
(com CNBC)
