Bolsa de Tóquio fecha em queda influenciada pelo setor de telecom

No entanto, o índice de Hong Kong apresentou alta de 0,75% enquanto o Nikkei encerrou o pregão em queda de 1,68%

Publicidade

SÃO PAULO – Nessa segunda-feira o índice Nikkei de Tóquio fechou em queda pelo segundo pregão consecutivo. O setor de telecomunicações e as incertezas da economia norte-americana estão influenciando as baixas no Japão. O índice Nikkei de Tóquio encerrou o pregão em baixa de 1,68%, chegando a 11.337 pontos, e, com isso, o acumulado no ano aponta para forte alta de 7,53%

Telecom lidera quedas

Com a divulgação de rebaixamento do rating da gigante WorldCom norte-americana, feito por várias agências durante a última semana, o setor de telecomunicações foi afetado mundialmente. Na bolsa de Tóquio, o destaque ficou para a maior operadora de telefonia móvel japonesa, a NTT DoCoMo, que acumulou queda de 1,9%, já a sua maior acionista, a NTT, caiu 2,22%.

Toyota divulga seus resultados

Logo após o fechamento do pregão japonês, a maior montadora do país, a Toyota Motors, divulgou lucro operacional 29,1% superior ao mesmo período do ano passado.
Porém, mesmo antes da divulgação, as ações da montadora subiram 0,85%, enquanto a quarta maior empresa do Japão do mesmo setor, a Mitshubishi Motors, fechou em alta de 2,31%.


Hang Seng contraria tendência

O índice Hang Seng, da bolsa de Hong Kong, apresentou alta de 0,75% no pregão de hoje e atingiu 11.733 pontos, acumulando no ano valorização de 3,29%.



%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
H Seng +0,75 11.733 +9,55 +3,29
Nikkei -1,68 11.337 +3,41 +7,53