Bolsa de Lisboa cai 2% com derrocada do BES; demais índices europeus fecham em alta

Índice português tem ficado aquém de outros mercados europeus desde que surgiram os temores sobre o grupo Espírito Santo e também após a divulgação de alguns dados econômicos decepcionantes

Reuters

Publicidade

LONDRES – As principais bolsas europeias terminaram com poucas mudanças nesta quarta-feira, em um dia de declínio do mercado de ações português, que foi atingido por preocupações sobre a saúde de um dos principais grupos financeiros do país.

O FTSEurofirst 300, que no final de junho atingiu uma máxima de seis anos e meio, fechou estável em 1.363,46 pontos. O volume de negócios foi 15 por cento abaixo da média.

O índice Euro STOXX 50 fechou com um avanço de 0,59 por cento, recuperando algum terreno perdido na terça-feira, quando caiu 1,4 por cento.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice de referência PSI de Lisboa caiu 2,13 por cento, liderado pelo colapso de 10 por cento do Espirito Santo Financial Group, o principal acionista do Banco Espirito Santo (BES), o maior banco português. As ações do banco caíram 4,65 por cento.

O PSI, que ganhou 24 por cento nos últimos 12 meses, tem ficado aquém de outros mercados europeus desde que surgiram os temores sobre o grupo Espírito Santo no mês passado e também após a divulgação de alguns dados econômicos decepcionantes.

Uma atualização de estimativas decepcionante pelo francês Sodexo, pouco depois de um alerta de lucro da Air France-KLM terça-feira, alimentaram preocupações sobre resultados fracos antes da temporada de balanços do segundo trimestre.

Continua depois da publicidade

As ações da Sodexo caíram 1,8 por cento, após o grupo dizer que seu quarto trimestre poderia ser mais fraco do que o esperado devido ao adiamento de alguns dos principais contratos. A empresa reduziu sua meta de vendas para o ano.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,3 por cento, a 6.718 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,36 por cento, a 9.808 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 subiu 0,4 por cento, a 4.359 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou de 0,89 por cento, a 20.885 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,54 por cento, a 10.746 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,13 por cento, a 6.371 pontos.

(Reportagem adicional de Andrew Winterbottom e Sudip Kar-Gupta)