Bolsa de Frankfurt fecha em queda pressionada por Siemens

Conteúdo do Portal InfoMoney - Editoria Mercados

Publicidade

O índice DAX 30 da Bolsa de Frankfurt encerrou suas atividades nessa quarta-feira em queda de 0,25%, sendo cotado a 5.833,10 pontos, contrariando a tendência norte-americana de valorização decorrente do corte da taxa de juros dos EUA. O Fed anunciou às 15h15 (horário de Brasília) um novo corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros referencial da economia dos EUA. Deste modo, os juros norte-americanos passam de 4,0% para 3,75% ao ano.

O maior destaque de queda em Frankfurt ficou com a fabricante de equipamentos eletrônicos Siemens (-3,25%), após o Deutsche Bank ter rebaixado as metas de lucro por ação do grupo. Além isso, hoje os analistas da companhia se reúnem para novas previsões sobre os resultados financeiros deste ano. Também em queda ficaram os papéis do Hypovereinsbank (-1,80%), da varejista Metro (-1,63%), da siderúrgica Thyssen Krupp (-1,50%), da farmacêutica Schering (-1,45%) e a fabricante de semicondutor de telefonia Epcos (-1,41%).

Por outro lado, as maiores valorizações ficaram por conta do Deutsche Post (+3,49%), da fabricante de chips Infineon (+2,52%), a montadora BMW (+2,25%), a companhia aérea Lufthansa (+1,78%) e a fabricante de automóveis DaimlerChrysler (+1,34%). Outros papéis que fecharam em alta foram os da indústria química Bayer (+0,81%). A terceira maior companhia química da Europa informou que irá lucrar menos que suas previsões no segundo trimestre de 2001, uma vez que não consegue promover repasses de preços necessários, dada a desaceleração econômica que atinge o continente. A companhia teria que ajustar seus preços devido ao aumento dos custos de matérias-primas. Os papéis da empresa fecharam cotados a € 43,69, após atingir o nível mais baixo do dia, de € 42,60.

Tópicos relacionados