AO VIVO Bolsa caindo, juros subindo: como e onde investir agora? Especialistas respondem

Bolsa caindo, juros subindo: como e onde investir agora? Especialistas respondem

Mercado de luto

Bolsa da Tailândia desaba até 7% com risco de morte do rei; moeda afunda contra o dólar

Na semana, as perdas chegam a 6,5%, o pior desempenho entre cerca de 100 índices monitorados pela Bloomberg

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A bolsa da Tailândia afundou nesta quarta-feira (12), liderando as perdas no mercado asiático, enquanto a moeda local, o baht, desabou contra o dólar, em meio a preocupações sobre a saúde do rei Bhumibol Adulyadej, que está em estado crítico no hospital. Além disso, as preocupações sobre a alta de juros nos Estados Unidos este ano também pressionam o mercado local.

O baht caiu 1% em relação ao dólar após chegar a recuar 1,5% na mínima do dia. Já o principal índice acionário da Tailância, o SET, chegou a cair 6,9%, mas conseguiram se recuperar um pouco durante o pregão para fechar com perdas de 2,5%. Na semana, as perdas chegam a 6,5%, o pior desempenho entre cerca de 100 índices monitorados pela Bloomberg.

A Bolsa e a moeda caíram todos os dias da semana até agora após o palácio real afirmar no último domingo que a condição de rei Bhumibol Adulyadej era instável. A saúde do monarca de 88 anos é acompanhada de perto por fiéis, tendo grande apoio da população. Adulyadej tem um reinado que perdura por sete décadas e é considerado o grande responsável pela unificação do país.

Fundos estrangeiros retiraram US$ 426 milhões em títulos soberanos tailandeses nos dois primeiros dias da semana. A queda do baht estava, “em sua maior parte relacionada à saúde do rei”, disse Sean Yokota, diretor de estratégia para a Ásia da Skandinaviska Enskilda Banken, para a Bloomberg. “É sobre a estabilidade política que o rei tem passado e ele ser um tampão de reconciliação entre os grandes partidos”, explicou.