Bolsa da Tailândia desaba até 7% com risco de morte do rei; moeda afunda contra o dólar

Na semana, as perdas chegam a 6,5%, o pior desempenho entre cerca de 100 índices monitorados pela Bloomberg

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa da Tailândia afundou nesta quarta-feira (12), liderando as perdas no mercado asiático, enquanto a moeda local, o baht, desabou contra o dólar, em meio a preocupações sobre a saúde do rei Bhumibol Adulyadej, que está em estado crítico no hospital. Além disso, as preocupações sobre a alta de juros nos Estados Unidos este ano também pressionam o mercado local.

O baht caiu 1% em relação ao dólar após chegar a recuar 1,5% na mínima do dia. Já o principal índice acionário da Tailância, o SET, chegou a cair 6,9%, mas conseguiram se recuperar um pouco durante o pregão para fechar com perdas de 2,5%. Na semana, as perdas chegam a 6,5%, o pior desempenho entre cerca de 100 índices monitorados pela Bloomberg.

A Bolsa e a moeda caíram todos os dias da semana até agora após o palácio real afirmar no último domingo que a condição de rei Bhumibol Adulyadej era instável. A saúde do monarca de 88 anos é acompanhada de perto por fiéis, tendo grande apoio da população. Adulyadej tem um reinado que perdura por sete décadas e é considerado o grande responsável pela unificação do país.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Fundos estrangeiros retiraram US$ 426 milhões em títulos soberanos tailandeses nos dois primeiros dias da semana. A queda do baht estava, “em sua maior parte relacionada à saúde do rei”, disse Sean Yokota, diretor de estratégia para a Ásia da Skandinaviska Enskilda Banken, para a Bloomberg. “É sobre a estabilidade política que o rei tem passado e ele ser um tampão de reconciliação entre os grandes partidos”, explicou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.