Força alemã

Bolsa da Alemanha se encaminha para ter o melhor ano em quase uma década

O resultado vem após um recuo de 15% em 2011 e foi fortemente impulsionado por empresas exportadoras

SÃO PAULO – O principal índice acionário alemão, o DAX Index está caminhando para completar seu melhor ano desde 2003 nesta semana. O índice subiu 29% em 2012, uma das maiores altas nos índices de países desenvolvidos e a única na Europa, cujos índices apresentaram desvalorização neste ano, diz reportagem do portal Bloomberg.

O resultado vem após um recuo de 15% em 2011 e foi fortemente impulsionado por empresas exportadoras, cujos ganhos ajudaram o índice em cerca de 9,3%. Em comparação, o índice Euro Stoxx 50 subiu 15% neste ano, após queda de 17% no ano anterior. 

Segundo a Bloomberg os destaques são as montadoras Continental e BMW que valorizaram 82% e 40%, respectivamente neste ano, com aumento de lucro em vendas fora da Europa.

2013
A reportagem aponta que, segundo gestores, 2013 será um ano favorável para o índice alemão. Estimativas indicam que o DAX poderá subir 13%, superando os outros índices europeus. Segundo a Bloomberg, parte desse rally virá de dividendos.

Segundo dados da União Europeia, a economia alemã deverá crescer 0,8% no próximo ano, enquanto as projeções apontam para uma alta de 0,1% para a zona do euro como um todo.