BofA lista 11 ações que deverão ser campeãs de rentabilidade em 2013

Equipe de análise do banco norte-americano acredita que BM&FBovespa, Cosan, Pão de Açúcar e Embraer apresentarão boa rentabilidade em 2013

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O Bank of America Merrill Lynch listou 11 ações brasileiras que deverão ser campeãs de rentabilidade em 2013. Esses 11 papéis mostram o domínio das oportunidades do Brasil frente o resto da América Latina: é o único país em que o banco norte-americano recomenda elevar exposição. 

Entre eles, o destaque fica com BM&FBovespa (BVMF3), Pão de Açúcar (PCAR4), Embraer (EMBR3) e Itaú Unibanco (ITUB4).

“O PIB (Produto Interno Bruto) deve se acelerar na primeira metade de 2013, amparado nas medidas governamentais de estímulo e afrouxamento”, afirmam a equipe de análise, composta por Felipe Hirai, Marina Valle e Marcos Buscaglia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Empresa Ação
BM&FBovespa BVMF3
BR Properties BRPR3
Pão de Açúcar PCAR4
Cosan CSAN3
Embraer EMBR3
Itaú Unibanco ITUB4
Klabin KLBN4
Kroton KROT3
Mills MILS3
Sabesp SBSP3
Suzano SUZB5

É muito importante ser seletivo
“Depois que os impactos do ‘abismo fiscal’ forem precificados, as ações devem mostrar um rali, já que o cenário é mais benigno”, avaliam. Mesmo assim, é muito importante ter bastante seletividade para escolher ações. O mercado acionário brasileiro foi o único a ter rentabilidade negativa na América Latina durante 2012, mas 57% das ações que tiveram desempenho acima de 25% na região vieram do Brasil. 

As ações brasileiras, acreditam os analistas, se tornaram as mais baratas do subcontinente – em termos de fundamentos. Assim, é possível que elas sejam as que tenham a melhor rentabilidade no ano seguinte. 

Educação e saúde estão entre os setores que devem ter maior alta na região na opinião da equipe de análise – assim como as empresas ligadas à indústria e financeiras. Por enquanto, eles recomendam ficar fora dos setores de energia, telecomunicações e saneamento, refletindo o aumento das pressões regulatórias às empresas nesse segmento. 

Continua depois da publicidade

De olho em ações atrasadas, alavancadas e “baratas”
Além das recomendações, a equipe de análise sugere ficar de olho em papéis que podem estar “atrasadas” no ano. Embora a Suzano (SUZB5) seja a única recomendação explícita, outras nove empresas chamam a atenção nesses fundamentos: JBS (JBSS3), Oi (OIBR4), Eletrobras (ELET6), PDG Realty (PDGR3), Marfrig (MRFG3), Eletropaulo (ELPL4), OSX Brasil (OSXB3), Rossi Residencial (RSID3) e Brookfield (BISA3). Todas essas ações tiveram desempenho fraco, estão abaixo do valor patrimonial, e estão fortemente endividadas.

Mas isso não quer dizer que o BofA acredite que elas vão todas apresentar valorização. Falta algo concreto. “Só acreditamos que essas empresas mostrem forte valorização se elas melhorarem as suas operações, e isso seja refletido em seus resultados”, destaca a equipe de análise.