BofA diz que CBDCs são o futuro do dinheiro e dos pagamentos

As moedas digitais do banco central têm o potencial de revolucionar os sistemas financeiros globais, segundo o banco

CoinDesk

Publicidade

As moedas digitais do banco central (CBDCs, na sigla em inglês) e as stablecoins são a evolução natural do dinheiro e dos pagamentos, disse o Bank of America em um relatório divulgado nesta terça-feira (17).

As stablecoins são criptomoedas normalmente pareadas a algum ativo do mercado tradicional, como dólar ou ouro, e as CBDCs são moedas governamentais.

“As CBDCs não mudam a definição de dinheiro, mas provavelmente mudarão como e quando o valor é transferido nos próximos 15 anos”, escreveram analistas liderados por Alkesh Shah.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Eles acrescentaram ainda que as moedas digitais do banco central têm “o potencial de revolucionar os sistemas financeiros globais e podem ser o avanço tecnológico mais significativo na história do dinheiro.”

As CBDCs normalmente usam a tecnologia blockchain para aumentar a eficiência e reduzir os custos.

Os benefícios e riscos delas dependem de seu design e emissão, mas o Bank of America espera que os bancos centrais das economias desenvolvidas se concentrem na eficiência dos pagamentos e os dos países em desenvolvimento foquem na inclusão financeira.

Continua depois da publicidade

Ainda assim, essa classe de moeda digital também tem seus riscos. Elas podem impulsionar a concorrência com os depósitos bancários e podem gerar perda de soberania monetária e desigualdade entre os países em todo o mundo, disse o banco.

A emissão de CBDCs pode demorar mais de uma década em alguns países, mas espera-se que os bancos centrais “adotem avanços tecnológicos ou arrisquem” no longo prazo, acrescentou o relatório.

O Bank of America diz que espera que bancos centrais e governos impulsionem a inovação em ativos digitais com informações do setor privado.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil