BM&FBovespa lança medidas para melhorar governança das estatais

Programa oficial será lançado dia 30 de junho; até agora as discussões partiram de um trabalho interno feito pela Bolsa

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&FBovespa (BVMF3) anunciou nesta quinta-feira (2) o lançamento do programa de aprimoramento da governança corporativa das empresas estatais. A iniciativa tem apoio da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em coletiva de imprensa realizada nesta manhã, na sede da Bovespa em São Paulo, o presidente da Bolsa, Edemir Pinto, ressaltou a importância das estatais aderirem ao programa assim como foi quando da criação do Novo Mercado, passos que visam a evolução do mercado de capitais brasileiro. “Fazendo isso estamos cumprindo nosso dever como Bolsa”, disse.

Embora não seja uma medida de curto prazo, Edemir não deixou de mencionar o momento difícil pelo qual passa o País e a credibilidade dessas empresas, que possuem forte representatividade na Bolsa. Do total de volume médio diário negociado na Bolsa, 25,1% correspondem às estatais.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por conta do momento adverso dos últimos anos, o valor de mercado dessas companhias caíram 35% de 2010 a fevereiro de 2015, enquanto a capitalização de mercado apresentou retração de 1,6%. Hoje, 30 empresas estatais, considerando tanto aquelas 100% controladas pelo Estado como também as de economia mista, são listadas na Bovespa e dessas 8 fazem parte do Ibovespa. 

Segundo a diretora da BM&FBovespa Flávia Mouta, o projeto partiu de três premissas básicas: credibilidade, tendo em vista a necessidade de recuperação da confiança dos investidores na estatais; alinhamento, ao reunir todos os participantes no mesmo foco; e ferramentas, lançando mão de instrumentos de governança corporativa desenvolvidos ao longo do tempo. 

Todas as iniciativas serão submetidas à audiência restrita, cuja convocação será para o fim de abril. Até agora, todas as discussões e análises foram feitas por meio de um trabalho interno. O lançamento oficial do programa, com todas as medidas que serão adotadas será divulgado dia 30 de junho pela BM&FBovespa.