BM&F Bovespa passa a autorizar contrato a termo de taxa de câmbio

Bolsa permitirá negociações em seu Mercado de Balcão de dólar, euro, iene e cross-rate, a princípio com cotações do BC

Tainara Machado

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&F Bovespa comunicou nesta segunda-feira (18) que passou a autorizar negociação de contratos a termo de dólar, euro, iene e cross-rate em seu Mercado de Balcão.

As operações poderão ser efetuadas com taxas de câmbio divulgadas pelo Banco Central. Só a partir do dia 1 de março os registros de câmbios apurados pelo Banco Central Europeu (para cotação de paridade de dólares norte-americanos), pelo WMReuters (para fixing de dólares dos EUA por euro e fixings de ienes por dólares) e pelo Bank of Japan (cotação de paridade de ienes por dólares dos Estados Unidos) serão aceitos.

A BM&F também informou que datas de vencimento, cotações e tamanho dos contratos serão estabelecidos livremente entre as partes, sujeitos apenas aos limites já estabelecidos pela instituição.

Continua depois da publicidade

Os contratos também poderão ser realizados com ou sem garantia. No segundo caso, “a responsabilidade da BM&F Bovespa será restrita ao registro das operações, ao controle escritural das posições e à informação dos valores de liquidação financeira”, informou.

A liquidação ocorre no vencimento do contrato, sem ajustes diários, e serve como hedge, já que elimina o risco de oscilação das moedas.