BM&F Bovespa anuncia o lançamento de contratos de soja com liquidação financeira

Bolsa iniciará negociações com três novos derivativos na próxima semana, visando aumentar participação de produtores

Publicidade

SÃO PAULO – A BM&F Bovespa (BVMF3) anunciou nesta terça-feira (18) o lançamento de três novos derivativos de commodities referenciados em soja na próxima semana. Além do contrato futuro, que terá exclusiva liquidação financeira e começará a ser negociado no dia 27 de janeiro, passarão a existir também opções de compra e venda sobre futuro de soja, cuja autorização para início dos negócios é para o dia 28 deste mês. 

A diferença em relação ao contrato de soja já negociado reside na substituição da entrega física da mercadoria pela possibilidade de liquidação financeira, o que proporciona maior eficiência na comercialização do produto e possibilita ainda ampliação da participação de produtores, cooperativas e exportadores no mercado. 

Além disso, com a medida, a Bolsa visa aumentar a liquidez dos contratos, já que pessoas físicas e investidores estrangeiros, por exemplo, poderão passar a negociar no mercado sem a obrigação de entregar soja física no porto de Paranaguá, no Paraná. A BM&F Bovespa já havia adotado modelo semelhante para contratos futuros e de opções sobre futuro de etanol, milho e boi gordo.

Continua depois da publicidade

Metodologia
Cada contrato futuro é cotado em dólares e equivale a 450 sacas de 60 quilos líquidos e será liquidado com base no Indicador de Preços da Soja. A Bolsa explica que o indicador considera como metodologia a soja transferida e comercializada exclusivamente em armazéns ou silos portuários situados dentro do corredor de exportação do Porto de Paranaguá. 

Elaborado pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), que faz parte da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a BM&F Bovespa, o indicador é divulgado todos os dias úteis, após as 18h01, nos sites das duas instituições.