Black Friday: Google estima que data deve movimentar R$ 2,2 bilhões em vendas

Google fez um raio X da Black Friday que acontece no dia 24 de novembro 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A Black Friday deste ano vai acontecer no dia 24 de novembro, e embora ainda faltem 3 meses para o evento empresas de todos os segmentos já devem começar a se preparar. É o que afirma Carol Rocha, gerente de insights de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Google, em evento sobre a Black Friday realizado nesta terça-feira (22) . A expectativa do Google é de a data gere um faturamento de R$ 2,2 bilhões, mesmo em um cenário político conturbado e com a economia instável. 

As vendas da edição de 2017 devem aumentar entre 15% e 20% em relação ao ano passado, quando a Black Friday teve um faturamento de R$ 1.9 bilhão, 17% a mais do que em 2015. 

A gigante das buscas fez uma pesquisa com 905 consumidores que mostrou tendências para a Black Friday deste ano. A data que antes era praticamente exclusiva de varejistas, hoje vem se expandindo e cada vez mais segmentos de negócios aderem ao evento para lançar promoções, atrais clientes e gerar mais receita.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O estudo do Google mostrou que 68% dos entrevistados pretendem comprar alguma coisa na Black Friday deste ano (ante 61% no ano passado). Desse total, 33% afirmou que “com certeza” fará compras.

Segundo o Google, os fatores mais considerados na hora da decisão de compra são: preço (49%), confiança na loja (27%), confiança na marca (13%) e custo do frete (5%).

Outro dado apresentado foi que entre as PMEs o crescimento de visitas nos sites na quinta-feira que antecede a Black Friday foi de 140% em 2016, enquanto na própria sexta-feira foi de 161%. Segundo Rocha, o dado mostra que a Black Friday passou a ser um período que inclui não apenas a sexta-feira que leva o nome do evento, mas também os dias que a antecedem e os que vem depois. Segundo o estudo, 21% das compras da Black Friday ocorreram antes ou depois da sexta-feira.  

Continua depois da publicidade

Pagamento

De acordo com a pesquisa, dinheiro ou cartão de crédito são as formas de pagamento prediletas para a data: 48% parcela no cartão de crédito, 13% paga à vista no cartão de crédito e 14% paga em dinheiro.

Considerando os diferentes tipos de desconto, o desconto à vista ou para pagamento no boleto são os que mais atraem as pessoas para as compras na data (34%). Descontos para compras acima de um determinado valor chamam a atenção de 22% dos entrevistados.

Perfis de consumidores

A pesquisa identificou ainda 5 tipos de perfis de consumidores para auxiliar as empresas a direcionarem seus esforços para o melhor público possível.

Os descrentes, que são desconfiados com relação aos descontos oferecidos e precisam de confirmação sobre o preço; os inseguros que ficam confusos com excesso de opções e ofertas e normalmente tem suas decisões influenciadas por terceiros; os participativos que são interessados no que seus amigos e colegas estão comprando e estão atualizados com todas as informações possíveis; os empolgados que não sabem o que querem até ver, e compram por impulso; e os apaixonados que já são fiéis a data e procuram experiência na hora da compra.

Produtos mais buscados durante o evento

Confira quais produtos apresentam o maior aumento na procura durante a Black Friday em comparação a outras sextas-feiras do ano:

1. Chromecast e Capsulas de Café: 213%

2. Fraldas e Colchões: 183%

3. Wiskys: 166%

4. Powerbank:159%

5. Pneus: 155%

6. Carrinhos de bebê: 106%

7. Motos: 105%

8. Passagens aéreas: 97%

9. Estojo de maquiagem: 71%

10. Instrumentos musicais: 65%

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.