Bitcoin: como Receita Federal, Banco Central e CVM veem os criptoativos no Brasil

Programa Bloco Cripto desta semana recebeu o advogado e e membro fundador da Oxford Blockchain Foundation, Rodrigo Borges

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A expansão dos criptoativos nos últimos anos, tem levado bancos centrais, órgãos reguladores e instituições a repensarem completamente a forma como lidam como meios de pagamento e novas tecnologias. Mas como está o Brasil neste cenário?

No programa Bloco Cripto desta semana, Rodrigo Borges, advogado sócio na CB Associados e membro fundador da Oxford Blockchain Foundation, diz que vê no governo com uma postura de muita análise e estudo, em linha com o que se vê em grandes potencias, como os Estados Unidos.

Ele comenta a recente instrução normativa da Receita Federal, que no início do mês estabeleceu regras para exchanges e investidores de moedas digitais, dizendo que entende a lógica, mas que não concorda com o texto em vários pontos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Alguns pontos prejudicam a pessoa física, como exigência de certificado digital e declaração da wallet, que para mim extrapolam um pouco a razoabilidade e vai até na contramão de algumas leis nacionais, como a de proteção de dados que vai entrar em vigor ano que vem”, afirma o advogado.

Já no caso do Banco Central, ele vê uma postura “muito firme” em que, criptoativos como o Bitcoin, como são hoje, não são moedas e por isso não estão na alçada deles.

Enquanto isso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), explica ele, diz que já tem uma regulação para ativos mobiliários e quando um criptoativo se enquadrar nesta categoria, deve respeitar as regras já estabelecidas. “A postura dá pra compreender, mas a gente esperava um pouco mais de diálogo porque o mercado mobiliário está mudando”, afirma.

Continua depois da publicidade

Em geral, ele acredita que os órgãos reguladores poderiam ajudar mais, principalmente os empreendedores, o que poderia colocar o Brasil na vanguarda destas tecnologias e atrair investidores para o País. Borges conclui dizendo que o governo tem que evitar fazer uma lei restritiva, mas sim uma que seja baseada em princípios e que poderá se adaptar com o surgimento de novidades no mercado.

Invista em bitcoins com segurança, facilidade e taxa ZERO: abra uma conta gratuita na XDEX

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.