Em mercados / bitcoin

Dona da bolsa de Nova York lançará futuros de Bitcoin em dezembro

A entrada formal do Bitcoin em grandes plataformas pode elevar o mercado de criptoativos a novos patamares

Bitcoin
(Shutterstock)

Desde que as especulações sobre os ETF’s de Bitcoin cessaram, poucos meses atrás, o mercado de criptoativos vem passando por uma menor volatilidade aliada a baixos volume de operações.

A Intercontinental Exchange (ICE), proprietária da New York Stock Exchange (NYSE), anunciou nessa segunda (22) que está prestes a lançar a Bakkt, plataforma de Ativos Digitais da corretora. Segundo a ICE, logo de início a corretora listaria contratos futuros de Bitcoin.

Embora ainda esteja em processo de aprovação de algumas questões regulatórias, a Bakkt deve começar as operações em 12 de Dezembro oferecendo contratos futuros que terão entrega física. Esta é a primeira vez que criptoativos passam a ser negociados dentro de alguma plataforma da ICE.

A custódia dos ativos subjacentes aos derivativos de Bitcoin, será realizada pela ICE Digital Asset Warehouse, custodiante própria da ICE e os contratos futuros serão compensados pela ICE Clear US, empresa subsidiária da própria. Por meio de um comunicado oficial, a ICE declara que cada contrato será listado para negociação em cada dia útil, e cada um deles deve representar 1 Bitcoin.

A ICE é sem dúvida uma das maiores plataformas de negociação do mundo e é por meio dela que boa parte do volume de diversos ativos é transacionado.

Isso significa, na prática, que a listagem dos contratos de Bitcoin nessa plataforma pode trazer um novo patamar ao ativo, ou, até mesmo, para toda a classe de criptoativos, uma vez que, por meio da Bakkt, milhares de investidores institucionais ao redor do mundo poderão deter posições em futuros de Bitcoin contando com a segurança de uma companhia devidamente regulada nos mercados tradicionais.

Invista em Bitcoin com taxa ZERO e atendimento 24 horas: abra uma conta gratuita na XDEX!

A listagem do Bitcoin em forma de contratos futuros em mais uma plataforma pode ser benéfica para o mercado de várias formas: pode abrir caminhos para outros instrumentos, como os ETF’s, pode ajudar a estabilizar a volatilidade do Bitcoin por própria característica dos contratos futuros, pode trazer novos investidores institucionais para o mercado e aumentar assim os volumes.

 

Contato