Stablecoins avançam e mais uma criptomoeda é criada

Uma das frentes que vem mudando o panorama financeiro, os tokens pareados às moedas fiduciárias, ganhou uma nova moeda chamada USDCoin

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Recentemente o cenário das Criptomoedas tem sido permeado por diversas ideias inovadoras que buscam novos caminhos para o desenvolvimento da indústria promovendo uma revolução digital e financeira mundial. Uma das frentes que vem mudando o panorama financeiro, os tokens pareados às moedas fiduciárias, ganhou uma nova moeda chamada USDCoin.

Quer investir com corretagem ZERO na Bolsa? Clique aqui e abra agora sua conta na Clear!

A moeda USDCoin, sob o ticker USDC, foi criada pela corretora Circle que adquiriu a Poloniex em fevereiro de 2018. O projeto levantou $20 milhões de dólares em suas etapas iniciais, rodará em plataforma Ethereum, e o seu design é oriundo de um framework open source de moeda fiduciária desenvolvido pela empresa CENTRE, uma iniciativa da própria corretora estabelecida no final de 2017. Apenas dólares americanos serão aceitos inicialmente, mas futuramente a corretora pretende lançar tokens lastreados em euro e libra.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A CENTRE acredita que a infraestrutura do mercado só será bem-sucedida se for estabelecida em uma base que todos possam usar, construir novas funcionalidades e que não seja centralizada. O novo token da Circle foi construído sob uma ótica de transparência em seus balanços, governança e esforço tecnológico para garantir que o projeto funcione de forma correta.

A CENTRE exige daqueles que pretendem emitir o USDC: Sejam licenciadas para possuir dinheiro eletrônico, tenham certificados de Compliance e de prevenção à lavagem de dinheiro que respeitem os padrões do Grupo de Ação Financeira Internacional (FATF), que todas as reservas sejam atestadas por auditores públicos e que respeitem alguns outros padrões exigidos pela CENTRE que ainda não foram divulgados.

O futuro do token emitido pela Circle está profundamente condicionado à adoção do Tether pelos agentes de mercado, porém é uma das mais bem posicionadas para desestabilizar a stablecoin líder do mercado.

Continua depois da publicidade

A visão de corretora é de que todas as moedas fiduciárias virarão criptomoedas no futuro e que o USDC é mais um passo para trazer os serviços financeiros para o mundo cripto.

A iniciativa se mostra interessante do ponto de vista concorrencial e de compliance, porém, por depender muito de quesitos regulatórios, pode se mostrar inviável futuramente se a legislação sofrer qualquer tipo de alteração e, apesar de pregar a descentralização, a moeda ainda está muito centralizada em uma única entidade (Circle).

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights