Criptomoeda Tether fica fora do ar por horas e gera dúvidas no mercado

O Tether é um token pareado com o dólar que, de forma centralizada, representa uma moeda totalmente digital e com valor estável.

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A moeda Tether já é conhecida no mercado de criptoativos e vem passando por um crescimento exponencial nos últimos anos. O Tether (USDT) é um token pareado com o dólar que, de forma centralizada, representa uma moeda totalmente digital e com valor estável.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

O USDT é construído em um protocolo chamado de Omni Protocol que fica em uma camada superior a do bitcoin, ou seja, utiliza a base do blockchain do Bitcoin porém com características diferentes que foram construídas em uma camada superior de código.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nesta segunda-feira (17) a Omni Layer, camada no Omni Protocol em que o Tether roda, apresentou alguns problemas técnicos e ficou fora do ar por cerca de 8 horas. Segundo a empresa os problemas tiveram origem no Backend de uma ferramenta de análise. Durante todo o processo a empresa recomendou que os usuários aguardassem o sistema estar completamente restaurado para voltarem a transacionar utilizando Tether.

Durante o período em que as transações de Tether ficaram congeladas houve uma queda no preço das criptomoedas em geral, e surgiram rumores de que o Tether teria influenciado nessa queda. No entanto, os preços já haviam começado a cair horas antes do problema com o Tether ser anunciado e, por isso, não existe certeza sobre qualquer relação de causalidade.

Esse acontecimento demonstra os desafios de uma moeda centralizada como o Tether, onde há necessidade de confiança na organização por traz da Tether, a Tether Limited. Além disso, pode evidenciar um menor nível de confiabilidade em blockchains menos robustos como o Omni Protocol, do qual o USDT depende.

Continua depois da publicidade

Algumas alternativas vem surgindo para competir com o Tether, uma delas é a Gemini Dollar, conforme noticiado recentemente pelo CryptoMoney.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights