Em mercados / bitcoin

Exclusivo: em cinco anos todo mundo vai se arrepender de não ter comprado bitcoin, diz Jimmy Song

Durante passagem por São Paulo, o polêmico especialista avaliou o uso do blockchain e o futuro do bitcoin

Jimmy Song
(Reprodução)

SÃO PAULO - Durante sua passagem por São Paulo na semana passada, Jimmy Song, um dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core e capitalista de risco na Blockchain Capital, evitou dizer para onde vai o bitcoin este ano, mas afirmou que no futuro todos ficarão arrependidos de não terem aproveitando a oportunidade de comprar agora.

"Daqui cinco anos acho que todo mundo vai olhar para trás e dizer 'eu devia ter comprado. Não acredito que não comprei bitcoin, como fui estúpido'", disse ele em entrevista enviada exclusivamente ao InfoMoney feita Lucas Pinsdorf durante o evento realizado pela Blockchain Academy e patrocinado pelo Mercado Bitcoin.

Segundo ele, o desenvolvimento de novidades para o bitcoin está muito bom. "Mas a gente tem que lembrar que desenvolvimento de 'features' e coisas novas no bitcoin leva bastante tempo. Estamos acostumados com a velocidade da internet, que leva mais ou menos seis semanas para lançar um site. Mas no bitcoin leva muito mais tempo", explica.

Song diz que é preciso pensar em um período de tempo como o do lançamento de uma nova versão do Windows para surgirem novidades no mundo do bitcoin. Ele cita, como um exemplo fora da curva, o Lightining Labs, que trouxe grandes coisas em apenas um ano e meio, mas mesmo assim ainda precisam desenvolver melhor diversos pontos.

Conhecido por suas opiniões polêmicas, Song também afirmou que o blockchain não é algo a ser usado por todas as pessoas. "Cada solução requer alguma forma de centralização, especialmente se o seu negócio está tentando fazer dinheiro. Isso de alguma forma tira os benefícios do blockchain. Acaba sendo um banco de dados lento e caro", afirma.

Ele explica que para quem quer usar o blockchain, a única coisa que importa é se a pessoa precisa de um processo descentralizado. "Se você confia na outra parte, você não precisa do blockchain". Além disso, só vale a pena implementar a tecnologia se o custo for menor do que o processo que já está sendo usado.

Leia também:
- Bitcoin tem poder para quebrar internet, diz BCM
- Setor financeiro explica problemas a traders de criptomoedas
- Workshop gratuito: oportunidades com bitcoin

Confira a entrevista enviada pelo Mercado Bitcoin com exclusividade ao InfoMoney:

 

Contato