Donald Trump ordena bloqueio de operações com o “Bitcoin da Venezuela”

 A decisão ocorre por conta do lançamento da petro, a criptomoeda estatal do governo de Nicolás Maduro

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Donald Trump assinou nesta segunda-feira (19) uma ordem bloqueando todas as operações realizadas nos Estados Unidos com dinheiro digital, moeda digital ou tokens da Venezuela desde o dia 9 de janeiro deste ano. A decisão ocorre por conta do lançamento do petro, a criptomoeda estatal do governo de Nicolás Maduro, lastreada no preço do petróleo.

A moeda digital tem sido usada pela Venezuela para conseguir arrecadar grandes quantias e driblar as sanções internacionais contra o país. Trump tenta pressionar Maduro e autorizou, inclusive, que o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, crie a regulação necessária para reforçar esta ordem de bloqueio.

Na semana psssada, Maduro afirmou que já havia sido arrecadado mais de US$ 5 bilhões em 186 mil compras certificadas do petro. Além disso, o instituto de pesquisa Brookings destacou em relatório que, até agora, boa parte do financiamento feito na pré-venda da criptomoeda veio de estrangeiros.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Maduro disse na última semana que o dinheiro arrecadado na pré-venda da criptomoeda será usado para “atender a todas as necessidades do país”. Ele ressaltou que isto é parte de uma “solução econômica”, seguindo o que muito se tem falado, de que o governo venezuelano está usando este dinheiro como alternativa para escapar das sanções internacionais que tem sofrido.

A Venezuela passa por uma grave crise, que tem deixado a população sem itens básicos de saúde, com uma inflação que passa de 13.000%. Maduro já declarou que o petro visa melhorar a “soberania monetária” do país, além de ajudá-lo a “fazer transações financeiras e superar o bloqueio financeiro”.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.