Bitcoin está barato? Dois indicadores mostram qual a melhor hora para comprar criptomoedas

Índices foram feitos pelo analista pioneiro de Wall Street em moedas digitais, Thomas Lee, e pela agência Reuters

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Tudo que o investidor mais quer saber é quando é a melhor hora para comprar ou vender um ativo. E no mundo das criptomoedas isso é ainda mais importante dada a volatilidade que elas têm, e agora dois novos índices de sentimento foram lançados para tentar aproximar todos da hora perfeita para entrar ou sair destes investimentos.

O primeiro é o “índice da miséria”, criado pelo co-fundador do Fundtrat Global Advisors, Thomas Lee, um dos primeiros analistas de Wall Street a fazer relatórios sobre criptomoedas. Neste indicador, a ideia é mostrar como está o humor do mercado e, quanto mais baixo mais na “miséria” estão os investidores e melhor é o momento para compra.

Na última sexta-feira, o indicador estava em 18,8 em uma escala de 100, mostrando que o “donos de bitcoin estão miseráveis”, segundo Lee disse à CNBC. Este é o menor valor desta escala desde 6 de setembro de 2011. “Nas últimas quatro vezes que o indicador foi abaixo de 27 […] não houve uma única vez que o bitcoin não subiu 12 meses depois”, disse Lee.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O “índice da miséria” é semelhante a muitos outros indicadores de sentimento, que são contrários. Ou seja, quanto mais baixo está o índices, melhor o momento para compra, e vice-versa. Neste caso, o dado leva em conta fatores como o número de negócios vencedores em relação a todos os negócios, e também a volatilidade do mercado.

Já nesta segunda-feira (12) foi a vez do grupo Reuters lançar seu próprio indicador. Neste caso, o índice é feito em parceria com a MarketPsych Data, que faz buscas em centenas de sites de notícias e em redes sociais para avaliar o sentimento do mercado, buscando boas oportunidades para comprar ou vender criptomoedas.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Continua depois da publicidade

A MarketPsych irá examinar mais de 400 sites, muitos deles específicos sobre moedas digitais, para pegar o sentimento e mudanças de humor do mercado, disse a Reuters. O mundo do bitcoin e das outras moedas está muito na internet, onde investidores conversam em fóruns e sites sobre quando e como operar neste mercado.

Recentemente tem se feito muita ligação sobre o preço do bitcoin com a quantidade de buscas feitas no Google, por exemplo. “As notícias e as mídias sociais estão impulsionando o processo de investimento e gerenciamento de riscos mais do que nunca com o contínuo aumento das negociações passivas e quant”, disse Austin Burkett, chefe global de Quant e Feeds da Reuters.

Nenhum indicador conseguirá ser preciso sobre os fundos e topos, mas cada vez os analistas estão acompanhando o sentimento do mercado como forma de encontrar as melhores oportunidades. E no mundo do bitcoin e outras criptomoedas isso tem se mostrado uma grande estratégia.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.