Febre do Bitcoin vai se esgotar em um “crash espetacular”, diz ex-diretor de Orçamento da Casa Branca

"É basicamente uma classe de especuladores realmente estúpidos que se convenceram de que as árvores crescem até o céu", disse ele

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – A velha disputa entre os amantes e os contrários às moedas digitais ganhou mais um integrante para a discussão: David Stockman, ex-diretor do Departamento de Gestão e Orçamento da Casa Branca durante o governo de Ronald Reagan. Ele já é conhecido por ser bastante pessimista sobre Wall Street e agora também falou sobre o mercado de criptomoedas.

“É basicamente uma classe de especuladores realmente estúpidos que se convenceram de que as árvores crescem até o céu”, disse ele ao programa “Futures Now” da CNBC. “Isso vai se esgotar em um crash espetacular. Todos esses especuladores dos últimos dias terão suas mãos queimadas, e eles aprenderão a lição apropriada”, continuou.

E este cenário caótico não é apenas para o bitcoin e seus pares. Ele tem dito que uma “tempestade gigantesca e horrível” poderia em breve atingir p mercado de ações. Em setembro, ele advertiu os investidores que uma correção de 40 a 70% não estava muito longe. Os três maiores índices americanos encerraram 2017 em máximas recordes, com ganhos de mais de 20% cada.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Stockman culpou o Federal Reserve e os bancos centrais pela criação da euforia em torno dos mercados de ações e criptomoedas. Ele argumentou que muita liquidez foi bombeada para o mercado para lidar com a crise financeira global de 2008. “O que realmente precisamos fazer não é pensar que estes são problemas de regulador, mas entender que são problemas monetários”, disse ele. “É um mercado irracional e superaquecido como nunca antes”.

Nos últimos dois anos, os preços da bitcoin subiram mais de 3.000%. Suas mudanças de preços selvagens provocaram debates em Wall Street sobre o quanto o ativo realmente vale e muitas pessoas têm dito que este mercado é uma bolha.

Sobre o preço do Bitcoin, Stockman disse que não sabe projetar. “Eu não tenho ideia. Quero dizer, poderia dobrar ou triplicar a partir daqui ou pode cair para zero. Mas o ponto é que não é dinheiro real porque o dinheiro real para transações tem que ser estável”, disse ele.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Stockman, as decisões da CBOE e CME para criar futuros de bitcoin não dão a legitimidade a esta classe de ativos. “Não há nada que esteja sendo validado pela abertura de um mercado de futuros. É apenas todo mundo tentando entrar no trem para o passeio”, completou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.