Em mercados / bitcoin

Megaempresário explica uma coisa que as pessoas não entendem sobre o bitcoin: isso não é uma moeda

Em entrevista, Kevin O'Leary contou uma transação que tentou fazer e ajudou a entender o que o bitcoin realmente é

Bitcoin
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O bitcoin virou assunto global, mas muitas pessoas ainda não entendem direito o que esta criptomoeda é e apesar de todos usarem a palavra "moeda" para se referir a estes ativos, há um grande debate sobre o que realmente é o bitcoin. Recentemente o investidor Kevin O'Leary, estrela do programa "Shark Tank", tentou explicar exatamente esta ideia.

"Eu não considero isso uma moeda e eu vou te dizer o porquê", disse O'Leary à CNBC lembrando de uma situação que passou com o problema da volatilidade do bitcoin. "Recentemente, tentei resolver uma transação de cerca de US$ 200.000 com bitcoin. Foi uma transação internacional com uma entidade europeia e sugeri: 'por que não tentamos bitcoin?'", explicou O'Leary.

O benefício de usar bitcoin seria eliminar o incômodo de trocar moedas e compensar o dinheiro através dos bancos. "Toda a ideia do bitcoin como moeda é que você não precisa fazer nada disso", disse. "Você apenas compra US$ 200.000 em bitcoin e então envia para eles". O problema era garantir o preço em dólares que seria pago na transação.

"Em outras palavras, eu tenho que garantir [o bitcoin] porque ele é, como você sabe, muito volátil", explicou o investidor. A questão é que, em questão de horas, o preço da criptomoeda sofre variações muito fortes, o que acaba alterando o valor final pago na transação. O'Leary decidiu que não queria assumir o risco de o valor mudar drasticamente assim.

A experiência ensinou a ele que o bitcoin não funciona como uma moeda. "Se claramente nenhum lado pensa que é estável o suficiente para transferir em um minuto, e eles nem querem aguentar um minuto de risco, não é uma moeda", disse ele.

"O fato é que é tão instável - a volatilidade é em ambas as direções, para cima e para baixo - que ninguém em uma transação substantiva assumirá esse risco", afirmou. "Então, é um longo caminho até ser uma moeda". "No entanto, é um ativo? Sim. É um dos ativos mais bem-sucedidos do planeta agora porque é uma especulação global", continuou.

Ao contrário de uma moeda, que é usada para atribuir e trocar valor, um ativo tem seu próprio valor inerente com base no que as pessoas irão pagar por isso. Enquanto o preço continua a subir, O'Leary sugere cautela quando se trata do que o bitcoin realmente vale a pena.

"Não tenho ideia de qual é o seu valor, e ninguém sabe também", disse ele. "A volatilidade torna muito difícil para mim como investidor colocar isso em um portfólio. Então, para mim, é uma especulação", completou.

Este é um longo debate entre a comunidade. Hoje, o bitcoin é muito mais visto como investimento, mas sua utilidade como meio de pagamento tem aumentado bastante, a questão é que mesmo sendo usado para pagar serviços e produtos, esta criptomoeda está longe de ser algo igual às moedas "tradicionais" que conhecemos. 

Quer investir em Bitcoin com taxa ZERO e atendimento 24 horas? Clique aqui e abra sua conta na XDEX.

 

Contato