Megaempresário explica uma coisa que as pessoas não entendem sobre o bitcoin: isso não é uma moeda

Em entrevista, Kevin O'Leary contou uma transação que tentou fazer e ajudou a entender o que o bitcoin realmente é

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O bitcoin virou assunto global, mas muitas pessoas ainda não entendem direito o que esta criptomoeda é e apesar de todos usarem a palavra “moeda” para se referir a estes ativos, há um grande debate sobre o que realmente é o bitcoin. Recentemente o investidor Kevin O’Leary, estrela do programa “Shark Tank”, tentou explicar exatamente esta ideia.

“Eu não considero isso uma moeda e eu vou te dizer o porquê”, disse O’Leary à CNBC lembrando de uma situação que passou com o problema da volatilidade do bitcoin. “Recentemente, tentei resolver uma transação de cerca de US$ 200.000 com bitcoin. Foi uma transação internacional com uma entidade europeia e sugeri: ‘por que não tentamos bitcoin?'”, explicou O’Leary.

O benefício de usar bitcoin seria eliminar o incômodo de trocar moedas e compensar o dinheiro através dos bancos. “Toda a ideia do bitcoin como moeda é que você não precisa fazer nada disso”, disse. “Você apenas compra US$ 200.000 em bitcoin e então envia para eles”. O problema era garantir o preço em dólares que seria pago na transação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Em outras palavras, eu tenho que garantir [o bitcoin] porque ele é, como você sabe, muito volátil”, explicou o investidor. A questão é que, em questão de horas, o preço da criptomoeda sofre variações muito fortes, o que acaba alterando o valor final pago na transação. O’Leary decidiu que não queria assumir o risco de o valor mudar drasticamente assim.

A experiência ensinou a ele que o bitcoin não funciona como uma moeda. “Se claramente nenhum lado pensa que é estável o suficiente para transferir em um minuto, e eles nem querem aguentar um minuto de risco, não é uma moeda”, disse ele.

“O fato é que é tão instável – a volatilidade é em ambas as direções, para cima e para baixo – que ninguém em uma transação substantiva assumirá esse risco”, afirmou. “Então, é um longo caminho até ser uma moeda”. “No entanto, é um ativo? Sim. É um dos ativos mais bem-sucedidos do planeta agora porque é uma especulação global”, continuou.

Continua depois da publicidade

Ao contrário de uma moeda, que é usada para atribuir e trocar valor, um ativo tem seu próprio valor inerente com base no que as pessoas irão pagar por isso. Enquanto o preço continua a subir, O’Leary sugere cautela quando se trata do que o bitcoin realmente vale a pena.

“Não tenho ideia de qual é o seu valor, e ninguém sabe também”, disse ele. “A volatilidade torna muito difícil para mim como investidor colocar isso em um portfólio. Então, para mim, é uma especulação”, completou.

Este é um longo debate entre a comunidade. Hoje, o bitcoin é muito mais visto como investimento, mas sua utilidade como meio de pagamento tem aumentado bastante, a questão é que mesmo sendo usado para pagar serviços e produtos, esta criptomoeda está longe de ser algo igual às moedas “tradicionais” que conhecemos.

Domine o ativo que mais valorizou na última década: baixe o ebook Bitcoin – A Moeda na Era Digital – é de graça!

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.