Corretoras dos EUA estão divididas quanto a futuros de bitcoin

Muitas plataformas de negociação de moedas digitais não têm regulamentação e algumas enfrentaram lapsos de segurança e falhas tecnológicas

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — As corretoras de valores mobiliários dos EUA precisam tomar uma grande decisão: oferecer ou não aos clientes contratos futuros vinculados à bitcoin – a moeda virtual considerada mina de ouro por uns e bolha por outros.

TD Ameritrade Holding e Ally Invest anunciaram que vão oferecer os instrumentos aos clientes quando começarem a circular. Já a Fidelity avisa que não tem planos no momento de fazer isso. Outras grandes corretoras se recusaram a comentar.

A Bloomberg começou a perguntar sobre as intenções dessas instituições semanas antes de CME Group e Cboe Global Markets anunciarem, na última sexta-feira, que superaram os obstáculos para a oferta de futuros de bitcoin. A CME começará a negociar esses ativos em 18 de dezembro. A Cboe não especificou uma data. A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) discutiu com as bolsas enquanto os termos dos produtos estavam sendo definidos. As duas trabalharão em conjunto com a agência para acompanhar o mercado à vista de bitcoin.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O interesse do público pela moeda digital disparou neste ano e a cotação chegou a ultrapassar US$ 11.000. Os novos contratos prometem facilitar apostas na ascensão ou colapso do ativo por investidores não sofisticados.

“O que nos empolga é que isso oferece um mercado de dois lados”, disse JJ Kinahan, estrategista-chefe de mercados da TD Ameritrade. “Com compradores e vendedores naturais, isso ajuda a colocar uma volatilidade mais razoável no produto.”

Contratos futuros oferecidos em uma bolsa profundamente regulamentada podem oferecer a investidores individuais a oportunidade de entrar no universo da bitcoin sem correr alguns dos riscos associados à negociação e manutenção em carteira do ativo subjacente. Muitas plataformas de negociação de moedas digitais não têm regulamentação e algumas enfrentaram lapsos de segurança e falhas tecnológicas.

Continua depois da publicidade

“Os clientes da Ally Invest expressaram interesse específico no produto de futuros que a Chicago Mercantile Exchange planeja lançar, baseado na bitcoin”, afirmou o presidente da corretora, Rich Hagen, em comunicado enviado em 28 de novembro. “Se a CME lançar mesmo esse produto, a Ally Invest planeja oferecê-lo imediatamente a clientes existentes e novos.”

A Fidelity atualmente não tem planos para oferecer negociação de futuros de bitcoin aos clientes da divisão de corretagem, segundo o porta-voz Steve Austin. Para clientes que negociam ou detêm moedas virtuais, é possível atrelar a conta mantida na plataforma Coinbase e monitorar a carteira no website da Fidelity.

Merrill Lynch (pertencente ao Bank of America) e Morgan Stanley se recusaram a informar se pretendem oferecer contratos futuros de bitcoin. Charles Schwab e E*Trade Financial se recusaram a comentar antes de sexta-feira e não retornaram mensagens enviadas após os anúncios feitos por CME e Cboe.

Versão em português: Patricia Xavier em Sao Paulo, pbernardino1@bloomberg.net.

Repórter da matéria original: Brian Louis em Chicago, blouis1@bloomberg.net.

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Nick Baker, nbaker7@bloomberg.net, David Scheer, Steven Crabill

©2017 Bloomberg L.P.