Motim, boicotes e demandas por salários iguais ‘entram em campo’ no futebol feminino às vésperas da Copa

Futebol feminino enfrenta "acerto de contas" na preparação para sua 9ª Copa do Mundo

Reuters

Seleção brasileira de futebol feminino nas Olimpíadas de Tóquio (Sam Robles/CBF)

Publicidade

Desde um motim espanhol contra um ambiente tóxico de trabalho até jogadoras da França exigindo a remoção de sua treinadora e canadenses ameaçando boicotes: o futebol feminino está enfrentando um “acerto de contas” na preparação para sua 9ª Copa do Mundo.

Alguns dos problemas serão resolvidos, outros podem se arrastar, mas parece que os dias em que as jogadoras sofriam em silêncio em vez de falar abertamente já se foram. “Cem por cento, acho que é tão prevalente”, disse Jonas Baer-Hoffmann, secretário-geral do sindicato global de jogadores FIFPRO.

“Acho que é mais prevalente do que nunca em qualquer outro esporte em um cenário global. Acho que você nunca teve esse tipo de onda coordenada – ou descoordenada – de falar, se levantar, forçar mudanças.”

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Falar abertamente provou ser altamente bem-sucedido em alguns casos.

A França jogará o Mundial na Austrália e Nova Zelândia sob o comando do técnico Hervé Renard, que foi contratado para substituir Corinne Diacre depois que jogadoras importantes se recusaram a jogar com ela.

No Canadá, a capitã Christine Sinclair disse na semana passada que as campeãs olímpicas estão “muito perto” de um acordo trabalhista que lhes dará tratamento igual ao dos homens.

Continua depois da publicidade

No entanto, poucos dias antes do início da Copa do Mundo Feminina, em 20 de julho, algumas seleções ainda estão com problemas.

A Espanha está sem algumas de suas jogadoras mais talentosas depois que um motim de 15 atletas se desenrolou em setembro devido a acusações de um ambiente tóxico.

“Vai realmente me irritar não ir à Copa do Mundo”, disse Mapi León, zagueira do Barcelona e da Espanha, a repórteres em março. “Mas meus valores vêm em primeiro lugar.”

Continua depois da publicidade

A Nigéria considerou boicotar seu jogo de estreia na Copa do Mundo por causa de uma disputa salarial, enquanto alegações de abuso sexual na equipe da Zâmbia surgiram nas redes sociais no ano passado e são objeto de investigações da federação de futebol nacional e da Fifa.

“Esta geração de jogadoras que cresceu na modalidade, literalmente colocou a modalidade nas costas e chegou ao ponto em que está agora, acho que elas estão cansadas ​​de sofrer”, disse Sarah Gregorius, da FIFPRO.

“Eles são a geração que precisa ver essa luta chegar ao fim, para que as que virão depois delas nunca tenham que conhecer o sofrimento.”

Publicidade