Páginas na internet estão minerando criptomoedas no seu computador sem você saber

Sistema tem sido apontado como uma alternativa aos anúncios dos sites, mas isto tem outras implicações

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O crescimento do bitcoin levou junto o aumento dos ataques hackers que pedem um resgate em criptomoedas – o que acabou prejudicando muito a imagem das moedas digitais. Mas agora uma outra “ameaça” está começando a ganhar força e apesar de não tirar dinheiro dos usuários ou roubar dados, ela acaba usando seu computador sem que você saiba.

O “cryptojacking” (criptosequestro, em tradução livre) faz com que sites que você está navegando roubem sua força computacional para minerar moedas digitais. E este fenômeno é mais comum do que as pessoas imaginam e tem sido cada vez mais usado. O canal Showtime, da CBS, teria funcionado a tecnologia nos computadores dos telespectadores este ano, mas acabou removendo depois que pesquisadores de segurança fizeram um alerta em setembro.

Um dos casos que mais chamou atenção na internet foi o do site de torrents Pirate Bay, que utilizou este sistema sem informar seus usuários. Após muitas reclamações, operadores do site disseram em uma nota pública que estavam experimentando alternativas a anúncios como fonte de receita. O uso de mineração em sites também chegou a afetar por pouco tempo o site oficial de Cristiano Ronaldo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Coinhive tem sido o principal programa para fazer esta mineração por meio de navegadores. Lançado em setembro, ele pode ser usado por qualquer site e sua proposta é exatamente encontrar formas alternativas para gerar receita sem as as propagandas que costumam lotar cada vez mais as páginas na internet. No Brasil, em outubro, o site do “JornalLivre”, ligado ao MBL (Movimento Brasil Livre), foi pego usando este sistema. 

O bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, hoje é muito difícil de ser minerada, requerendo chips específicos e um alto poder de processamento – além de gastar muita energia. Mas outras moedas não são tão complexas assim, caso do Monero, que é possível ser minerado com placas de vídeo usadas para jogar no computador.

Proteção
Para saber se seu computador está minerando moedas sem vocês saber o primeiro passo é perceber uma maior lentidão no sistema. Mas isso muitas vezes não irá acontecer, já que existem programas que não forçam tanto sua máquina. Com isso, a melhor maneira é acessar o gerenciador de tarefas do computador.

Continua depois da publicidade

Em um Windows, basta apertar “ctrl + alt + del” e clicar no gerenciador. Outra forma mais rápida é apertar “ctrl + shift + esc” que a janela irá abrir automaticamente. Na Apple, é preciso abrir o Monitor de Atividades indo na pasta Aplicativos, e depois Utilitários.

Abrindo estas telas em seu computador, será possível avaliar o quanto da CPU e da memória do equipamento está sendo utilizada. Se você estiver com alguma página “mineradora” aberta será possível reparar que as porcentagens estarão muito altas, acima de 50%, ou seja, seu computador está trabalhando muito. Além disso, você perceberá que toda esta força está vindo do navegador.

Para evitar cair nesta situação, já existem plug-ins que podem ser instalados. Um deles é o “No Coin”, que simplesmente bloqueia estas páginas quando percebe que seu computador está minerando moedas. Por ele ainda é possível administrar sites específicos caso você queira realmente minerar.

Em geral não há sérios problemas nesta mineração. Mas além de alguém estar ganhando dinheiro às suas custas sem que você saiba, este processo faz com que seu computador seja forçado a trabalhar mais – o que pode levar a danos no equipamente – e também gasta um pouco mais de energia. Esta pode até ser a alternativa futura aos anúncios na internet, mas precisa ser, no mínimo, mais transparente com o usuário.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.