Os 3 melhores filmes para aprender mais sobre Bitcoin, segundo especialista

Por mais que a moeda digital esteja em alta na mídia e entre investidores, muitas pessoas ainda não entendem como funciona o mundo das criptomoedas

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A popularidade do Bitcoin vem aumentado a cada dia. E por mais que a moeda digital esteja em alta na mídia e entre investidores, muitas pessoas ainda não entendem como funciona o mundo das criptomoedas.

A ideia de um dinheiro totalmente digital, descentralizado, e sem conexão com bancos pode parecer complexa. “Conforme o Bitcoin for ganhando mais popularidade, vai se valorizar cada vez mais. Os estabelecimentos comerciais vão passar a aceitar, aos poucos, a moeda digital como meio de pagamento – é uma alternativa ao sistema financeiro tradicional”, afirma Felipe Trovão, especialista em mercado de capitais brasileiro e atualmente trabalha com compliance e gerenciamento de risco na Foxbit, empresa de soluções e aplicações de criptomoedas. “O sistema do Bitcoin é consideravelmente barato, rápido e prático”.

Em entrevista ao InfoMoney, Trovão selecionou os três melhores filmes que já assistiu sobre Bitcoin e moedas digitais que podem ajudar você a entender melhor sobre o assunto.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Confira:

1. Bitcoin: o fim do dinheiro como conhecemos (2015)

O documentário conta a história do surgimento do Bitcoin e discute como a moeda digital pode impactar o mundo financeiro e os conceitos tradicionais que o rodeiam. Mostra como a tecnologia pode modificar a forma como os governos funcionam.  “Considerando que os usuários tem mais poder sobre a moeda e suas transações, do que com o dinheiro tradicional hoje, os bancos centrais perdem importância e podem poder sobre o dinheiro”, explica Trovão. O documentário está disponível no YouTube e no iTunes. “O filme é provocante, faz você pensar o bitcoin como uma alternativa real ao sistema financeiro tradicional. É o melhor que já vi sobre o tema”, afirma.

Continua depois da publicidade

2. Banco ou Bitcoin (2016)

“O filme conta como a chegada da internet gera uma batalha ideológica entre o modelo bancário tradicional e libertários que acreditam que tecnologia vai trazer uma nova liberdade econômica”, comenta Trovão. É repleto de entrevistas com especialistas do meio que comentam a importância da tecnologia em nossas vidas. Está disponível na Netflix.

3. Surgimento e ascenção do Bitcoin (2014)

Continua depois da publicidade

Conta a história de um programador de Pittsburgh, nos Estados Unidos, após seu envolvimento com Bitcoins. A narrativa mostra como o fascínio dele pelo assunto vai mudar a comunidade a sua volta e o impacto dessa tecnologia no mundo. Além disso, a história mostra o encontro do programador com diversos especialistas, desenvolvedores, empreendedores da moeda digital. Está disponível no iTunes e no Vimeo.

Embora o especialista não acredite que a moeda digital vá substituir o sistema tradicional, afirma que ela já é uma concorrente do dinheiro. “O Bitcoin e seu poder de comércio já são realidade. Já é possível comprar um carro com a moeda, por aqui a Tecnisa aceita Bitcoin na compra de um imóvel. Ainda tem muito o que caminhar, mas com certeza esse universo vai se consolidar com o passar do tempo afirma Trovão.  

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.