Bitcoin pode cair mais em meio à perda de convicção de investidores de longo prazo, aponta Glassnode

Acumuladores de Bitcoin que seguiam inabalados começaram a movimentar moedas recentemente, mostram dados

CoinDesk

Publicidade

A determinação dos detentores de Bitcoin (BTC) de longo prazo de continuar acumulando moedas enfraqueceu em meio aos temores de que a implosão da exchange cripto FTX prolongue o “inverno cripto”.

A exchange, fundada pelo empresário Sam Bankman-Fried e até recentemente uma das maiores do mundo, entrou com pedido de recuperação judicial na semana passada após apresentar crise de liquidez.

A mudança de postura dos investidores de longo é importante dado que, mesmo no terceiro trimestre, quando traders macro deixaram o mercado, eles não foram abalados e mantiveram o Bitcoin resiliente à turbulência induzida pela macroeconomia em ativos tradicionais.

Continua depois da publicidade

A guinada é vista como resultado da preocupação com a falta de força do mercado após o colapso da FTX.

“Certamente houve um grau de pânico imediato dentro do grupo de acumuladores”, disse a casa de análise Glassnode em um relatório semanal publicado na segunda-feira (14), referindo-se ao declínio na oferta de detentores de longo prazo e ao movimento de moedas que não eram negociadas há muito tempo.

Leia mais:
O que esperar do Bitcoin após o colapso da FTX? Analistas respondem

Continua depois da publicidade

A quantidade total da oferta circulante pertencente a detentores de longo prazo diminuiu em 61.500 BTC (US$ 1,03 bilhão) desde 6 de novembro, marcando uma mudança na acumulação observada entre o final de junho e o início de novembro, de acordo com dados da Glassnode.

Outra métrica, a mudança de posição líquida do detentor de longo prazo, mostra que mais de 48.000 BTC foram gastos na semana encerrada no domingo (13).

A Glassnode define as moedas do investidor com foco no longo prazo como aquelas estatisticamente com menor probabilidade de serem vendidas. Além disso, mais de 97.000 BTC que estavam inativos ou inativos por mais de um ano foram movidos na semana passada e possivelmente retornaram à oferta circulante da criptomoeda.

Continua depois da publicidade

De acordo com o provedor de dados de ativos digitais Amberdata, a implosão da FTX terá muitas consequências, incluindo a “potencial demonização do setor cripto e uma cadeia de déficits de balanços patrimoniais em várias instituições”.

Alguns analistas que estudam padrões gráficos veem o Bitcoin caindo para US$ 13 mil no curto prazo.

Embora os detentores de longo prazo tenham começado a distribuir moedas, ainda é muito cedo para ter certeza de que a mudança para um sentimento mais negativo será duradoura, de acordo com a Glassnode.

Continua depois da publicidade

“Um aumento sustentado nas moedas mais antigas sendo gastas e um declínio continuado na quantidade de detentores de longo prazo seriam sinais claros de alerta de que uma perda mais generalizada de convicção e preocupação pode estar em jogo”, observou Glassnode.

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil