Bitcoin está em ponto de compra visando o longo prazo, aponta casa de análise

Segundo Glassnode, indicador técnico está em nível baixo e sugere forte acúmulo por parte de investidores estratégicos

CoinDesk

(Andre Francois Mckenzie/Unplash)

Publicidade

O preço atual do Bitcoin (BTC) pode oferecer a investidores pacientes uma oportunidade atraente para se expor à maior criptomoeda do mundo. A criptomoeda era negociada no fechamento da matéria a US$ 45.864, segundo dados do agregador CoinGecko.

Este é o sinal de um indicador chamado Reserve Risk (ou risco de reserva), que mede a proporção entre o risco e a recompensa de alocar BTC com base na convicção de investidores de longo prazo. A métrica faz a relação entre o incentivo oferecido para vender no preço de mercado atual e a quantidade de investidores de longo prazo que resistem à tentação de liquidar suas moedas.

Até o fechamento da matéria, o Reserve Risk se manteve a 0,0024, entrando na zona verde a menos de 0,0027 em janeiro. A proporção risco-recompensa é considerada atrativa quando a métrica fica nessa área.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Essa métrica vai ser negociada a níveis baixos quando houver um forte acúmulo de investidores e a estratégia de mercado preferida for acumular [Bitcoin]”, afirmou a casa de análise Glassnode, em sua newsletter semanal publicada ontem (4).

Ou seja, uma leitura baixa indica que a convicção entre os hodlers, apelido dado aos acumuladores de criptomoedas, é alta e eles se recusam a gastar suas moedas. Portanto, o risco-recompensa pode ser atrativo para compradores futuros começarem a entrar no mercado.

No entanto, no passado, o Reserve Risk pairou na zona verde por longos períodos, marcando uma transição lenta da fase final de um bear market (mercado de baixa) para os estágios intermediários de um bull market (mercado de alta).

Continua depois da publicidade

Então, investidores que querem ter exposição ao Bitcoin, observando o Reserve Risk baixo, devem ser pacientes ou ter a capacidade de suportar longos períodos de performance baixa antes de receber grandes retornos.

“O Reserve Risk foi negociado a níveis historicamente baixos por 77 dias até agora, mas é muito mais curto do que os períodos de 2015-2017 e 2018-2020. No entanto, observe que o Reserve Risk geralmente aponta uma avaliação baixa no bull market conforme os acumuladores tipicamente começam a vender apenas quando uma nova alta histórica é estabelecida”, afirmou o relatório da Glassnode.

A Glassnode detalhou que o Reserve Risk é calculado ao dividir o preço do Bitcoin em qualquer momento pelo “banco de hodlers”, que representa o custo da oportunidade de segurar um ativo. “A cada dia que uma moeda é mantida em uma carteira, o investidor está adiando trocá-la por dinheiro”, afirmou a casa de análise.

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil