Críticas

Bitcoin é uma “m****” e só atrai “idiotas”, diz Roubini

Roubini chamou o blockchain de uma “planilha de Excel glorificada”, dizendo que os detentores de criptomoedas ainda passam por trocas centralizadas para realizarem suas transações.

Por  Rodrigo Tolotti

SÃO PAULO – O famoso economista Nouriel Roubini, apelidado de “Dr. Doom” por conta de suas previsões catastróficas para a economia, voltou a criticar o bitcoin, e desta vez usando até termos “chulos”, chamando os fanáticos pela criptomoeda de “idiotas” e dizendo que esta tecnologia é uma “merda”.

Para muitos especialistas e entusiastas, o blockchain tem poder para substituir os sistemas bancários e revolucionar a economia global. Porém, em um painel na Conferência Global do Milken Institute, Roubini chamou o blockchain de uma “planilha de Excel glorificada”, dizendo que os detentores de criptomoedas ainda passam por trocas centralizadas para realizarem suas transações.

“Não há descentralização, é tudo uma besteira”, disse Roubini. “Isso foi uma bolha […] os que chegaram atrasados ??à festa são os idiotas”, disse o economista, referindo-se aos investidores que compraram bitcoin no ano passado, na máxima atingida em US$ 20 mil.

Ainda durante o evento, Alex Mashinsky, executivo-chefe do Ccsius Network e Bill Barhydt, executivo-chefe do aplicativo de criptografia Abra, rebateram as falas de Roubini. “Por que você não compra uma moeda e nos conta como ela funciona?”, questionou Mashinsky, depois do economista dizer que nunca comprou bitcoin.

“É como um vendedor de cavalos dizendo que não precisamos de motores de combustão”, disse Barhydt sobre Roubini. Especialistas apontam que a tecnologia do bitcoin realmente veio para ficar, diante dos benefícios que ela gera para toda a economia.

No caso das criptomoedas, é realmente preciso tomar cuidado com a “euforia”, mas elas estão crescendo cada vez mais como uma nova classe de ativos, e mesmo que não mudem completamente a forma como usamos dinheiro, podem conviver junto com o os meios de pagamento atuais. Tem sido comum ver grandes nomes do mundo financeiro criticarem as moedas digitais, mas estas são as mesmas pessoas que também dizem que nunca compraram um bitcoin ou estudaram realmente a fundo a tecnologia.

No início deste ano, Roubini chegou a chamar o bitcoin de “mãe de todas as bolhas” e, diante da derrocada dos últimos meses, afirmou que chegou a hora do fim das moedas digitais. Na época, o “Dr. Doom” também disse que os investidores usarão a “lavagem de negócios” para sustentar os preços das moedas. Esta “lavagem” no mundo das criptomoedas envolve alguém comprando e vendendo sua própria ordem para manipular os mercados.

Compartilhe