Binance dos EUA transferiu US$ 400 milhões para empresa investigada pela SEC, diz Reuters

Merit Peak, que teria recebido os valores, está na mira de reguladores e teria o CEO do grupo Binance como um dos administradores

CoinDesk

Changpeng Zhao, CEO da Binance

Publicidade

A exchange cripto Binance movimentou cerca de US$ 400 milhões em fundos da conta do seu braço norte-americano, Binance US, no Silvergate Bank e enviou os recursos para uma empresa de trading chamada Merit Peak, informou a Reuters na quinta-feira (16).

As transferência teriam ocorrido entre janeiro e março de 2021. A Merit Peak, que teria recebido os recursos, é uma empresa que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (a SEC) está investigando sobre seus laços com a Binance global, que não tem licenças para operar nos EUA.

Segundo a Reuters, a Merit Peak tem entre seus adminitradores Changpeng “CZ” Zhao, CEO do grupo Binance.

Continua depois da publicidade

A ex-CEO da Binance US, Catherine Coley, supostamente não sabia sobre as movimentações para a Merit Peak, e perguntou para superiores no final de 2020 sobre o que as transferências se tratavam. Coley deixou a Binance US em abril de 2021 e não ocupou cargo em uma empresa de criptoativos desde então.

A notícia levanta novamente suspeitas de que a operação da Binance nos EUA não seria independente do negócio global, o que infringiria normas impostas por reguladores financeiros americanos. Segundo a Reuters, não foi possível rastrear o destino do dinheiro, e nem definir se os valores eram provenientes de contas de clientes.

Assista: O que esperar do Bitcoin após alta de 11%

Continua depois da publicidade

Um porta-voz da Binance disse ao CoinDesk que o assunto era “uma questão da Binance US”. Um porta-voz disse à Reuters que a organização de notícias tinha “informações desatualizadas”, mas não abordou diretamente as transferências.

No Twitter, a Binance US afirmou que “apenas os funcionários da Binance US têm acesso às contas bancárias da Binance US” e observou que a Merit Peak não operava na corretora desde 2021. O comunicado não abordou maiores detalhes trazidos pela Reuters.

Tópicos relacionados

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil