Bill Gross está preocupado que os bancos centrais levem o mundo à recessão

Aumentar as taxas de juros aumentará o custo da dívida de curto prazo que as empresas e os indivíduos possuem, disse Gross em relatório

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Conhecido como “guru” do mercado de bonds, Bill Gross se disse preocupado com o crescimento iminente das taxas de juros e com os danos que isto pode trazer para uma economia global em dívida.

Em sua análise mensal, o gerente do fundo Janus Henderson Advisors disse que o curso dos bancos centrais globais em direção a políticas de aperto poderia ser perigoso para a recuperação econômica. Aumentar as taxas de juros aumentará o custo da dívida de curto prazo que as empresas e os indivíduos possuem.

“Enquanto o governo e o Tesouro dos Estados Unidos podem pagar a despesa adicional, corporações alavancadas e indivíduos em muitos casos não podem”, disse Gross.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Fed tem elevado as taxas dos EUA de forma gradual, com expectativa de ainda mais uma alta para este ano. Enquanto isso, outros bancos centrais estão puxando as rédeas em programas de compra de títulos e outros programas de liquidez destinados a injetar dinheiro nas economias.

Gross afirma que a adesão destas autoridades às regras mais duras e rápidas quando eles deveriam apertar a política “distorceu o capitalismo como conhecemos, com consequências desconhecidas nas sombras dos próximos anos”.

“A dependência de modelos históricos em uma era de política monetária extraordinária deve sugerir cautela”, escreveu Gross. “Logicamente (um conceito aparentemente estranho aos funcionários dos bancos centrais) em uma economia doméstica e global cada vez mais alavancada, o custo do financiamento de curto prazo não deve aumentar ao nível dos Treasuries de 10 anos para produzir recessão”, completou.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.