Guerra na Europa

Biden acusa Putin de estar avaliando uso de armas químicas na Ucrânia

Governo russo afirma que declarações do presidente americano são insinuações mal intencionadas

Por  ANSA Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, acusou na noite de segunda-feira (21) seu homólogo russo, Vladimir Putin, de estar planejando o uso de “armas químicas e biológicas” na guerra da Ucrânia.

Biden afirmou em uma reunião com líderes empresariais que Putin “está contra a parede e agora está falando de novas operações sob falsa bandeira que está preparando”, o que é um “claro sinal” de que está sendo pressionado.

Além disso, o presidente americano lembrou que a Rússia começou a acusar os ucranianos de terem laboratórios de armas químicas patrocinados pelos EUA, o que é mais um indicativo de que Putin estaria analisando seriamente usar esse tipo de armamento proibido.

A inteligência americana e diversos expoentes da capital Washington vem acusando constantemente a Rússia de estar preparando um ataque, sob bandeira falsa da Ucrânia, e citam que “para saber o que os russos vão fazer é só ouvir as acusações deles”.

Os EUA também apontam que armas químicas russas foram usadas pelo regime do ditador Bashar al-Assad na Síria, contra áreas civis que faziam oposição ao governo, e que a Rússia tem um “longo histórico” de envenenamento de opositores.

O Kremlin, por sua vez, nega as acusações e diz que não tem um programa de desenvolvimento de armas químicas ou biológicas.

Após a fala de Biden, o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, afirmou à agência de notícias Interfax que essas falas são “insinuações mal intencionadas” e que “nós não temos armas desse tipo”.

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe