Publicidade
SÃO PAULO – Bernard Madoff pegou a maior punição possível por ser responsável por uma das maiores fraudes da história dos EUA, ao desenvolver um esquema de “pirâmide financeira” de US$ 65 bilhões. Ele foi condenado nesta segunda-feira (29) a 150 anos de prisão por 11 acusações, que incluem lavagem de dinheiro e perjúrio.
O juiz federal Denny Chin, da Corte Federal em Nova York, anunciou o veredicto. Em vão, o advogado do ex-presidente da Nasdaq almejava sentença próxima a 12 anos para os crimes. Aplausos acompanharam a decisão do juiz.
Em seu discurso, Chin destacou que a pena máxima era necessária como forma de desencorajar novos atos semelhantes, além da importância para as vítimas do esquema.
“Eu vivo em um estado de tormento por toda a dor e sofrimento que criei (…). Eu deixei um legado de vergonha. É algo que irá conviver comigo no resto da minha vida”, declarou o norte-americano.