Bernanke diz a premiê japonês que prossiga com estímulos

Em reunião com Abe, Bernanke disse que as medidas de crescimento já adotadas por Tóquio vêm funcionando bem

Estadão Conteúdo

Publicidade

O ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) Ben Bernanke disse hoje ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que continue agindo de forma decisiva para derrotar a ameaça da deflação, segundo relato de Koichi Hamada, assessor especial do premiê.

Em reunião com Abe, Bernanke disse que as medidas de crescimento já adotadas por Tóquio vêm funcionando bem e que o governo japonês precisa prosseguir com sua agressiva política de estímulos, conhecida como “Abenomics”, para encerrar o ciclo de crescimento negativo dos preços, afirmou Hamada, que também participou do encontro.

A expectativa é que Abe lance um novo pacote de incentivos fiscais no curto prazo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já o secretário de gabinete Yoshihide Suga relatou, durante coletiva de imprensa, que Bernanke disse a Abe que o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) tem espaço para relaxar ainda mais sua política monetária.

“Bernanke disse que o Japão deveria elevar o crescimento nominal coordenando a política fiscal com medidas da política monetária”, afirmou Suga.

A próxima reunião de política monetária do BoJ, que no fim de janeiro anunciou uma inédita taxa de juros negativa para certos tipos de depósitos, está prevista para os dias 28 e 29 de julho.