Publicidade
SÃO PAULO – Em seu primeiro discurso após a decisão do Fed que surpreendeu parte significativa do mercado – o corte de 50 pontos-base na Fed Funds Rate – Ben Bernanke, chairman da instituição, alertou os legisladores do país sobre os riscos das medidas propostas com a finalidade de evitar maiores danos causados pela crise do segmento de crédito subprime.
De acordo com o chairman, existem riscos associados à elevação do limite de crédito
que as duas maiores financiadoras de imóveis dos EUA, a Fanny Mae e a Freddie Mac, podem comprar, medida proposta por legisladores norte-americanos e que a administração Bush poderá aprovar.
Bernanke levantou novamente a questão do risco moral que tal medida poderia incentivar, uma vez que, assegurados por medidas protecionistas governamentais, os investidores teriam poucos incentivos para restringir sua exposição ao risco, de forma que a medida poderia, neste caso, reduzir a disciplina do mercado.
Todavia, se o Congresso, mesmo ciente dos riscos, optar por medidas nesta direção, Bernanke solicitou que o faça de maneira “explicitamente temporária” e na dimensão suficiente para servir unicamente a seu propósito.
Criação de regras
Além disso, Bernanke também reiterou que o Federal Reserve deverá agir através da legislação do setor e procurará criar regras de proteção a consumidores até o fim deste ano. Entretanto, alertou também para a possibilidade de inadimplência e execuções de hipotecas no país ainda persistirem.
Continua depois da publicidade
Em linha com o discurso adotado após a decisão que reduziu a Fed Funds Rate a 4,75% ao ano, o representante da autoridade monetária norte-americana afirmou ainda que os desdobramentos recentes nos mercados financeiros elevaram as incertezas acerca do cenário econômico prospectivo.
Participa também da reunião junto ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara de Representantes, o secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson. Os formuladores de políticas econômicas dos EUA congregam esforços a fim de minimizar os danos que a crise no segmento de crédito subprime poderá causar à atividade econômica e, em última instancia, evitar uma recessão no país.