RADAR INFOMONEY Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

Por que a Bolsa sobe e o PIB cai? O Ibovespa segura os 120 mil pontos, diante do caos na economia?

BCE

BCE mantém juros e aguarda uso de ferramenta de compra de títulos

O BCE quer transmitir sua taxa de juros baixa para toda a zona do euro, forçando para baixo os rendimentos de títulos soberanos

FRANKFURT – O BCE (Banco Central Europeu) manteve sua principal taxa de juros na mínima recorde de 0,75 por cento nesta quinta-feira (6), evitando qualquer outro afrouxamento na política enquanto avalia o cenário econômico e aguarda uma chance de usar seu novo programa de compra de títulos.

O BCE quer transmitir sua taxa de juros baixa para todos os cantos da zona do euro – onde as taxa de juros do mercado variam bastante – e busca fazer isso forçando para baixo os rendimentos dos títulos soberanos com seu novo programa de compra de títulos.

Mas o BCE não pode usar o plano para comprar títulos da Espanha – primeiro na fila – até que Madri peça um resgate, condição para o banco intervir com o novo programa, chamado de OMT (Transações Monetárias Diretas, na sigla em inglês).

O BCE manteve sua principal taxa de juros pelo quinto mês seguido. Também deixou a taxa de juros sobre depósitos em 0,0 por cento e a de empréstimos em 1,5 por cento.