Manteve

BCE aprova a continuidade do programa de liquidez emergencial para os bancos gregos

Aprovação pode indicar que ainda há esperança de acordo dos gregos com seus credores

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O BCE (Banco Central Europeu) manteve o programa de liquidez emergencial aos bancos gregos nesta segunda-feira (6) apesar do resultado do referendo ontem, no qual os gregos votaram pelo “não” à austeridade fiscal para continuar na zona do euro. A decisão da autoridade monetária pode sinalizar que ainda há esperança de um acordo entre o país e seus credores internacionais. 

O BCE disse que está determinado a usar todos os instrumentos dentro do mandato e que está monitorando de perto a situação nos mercados financeiros. O nível da assistência se manterá no nível aprovado em 26 de junho. 

Apesar da aprovação, os haircuts nos colaterais para o programa de assistência do BCE às instituições gregas, o ELA (Emergency Liquidity Assistance), também foram ajustados. Ou seja, a liquidez só pode ser providenciada diante de um colateral suficiente. 

Aprenda a investir na bolsa

A situação financeira da Grécia tem um forte impacto nos bancos do país, já que os colaterais que eles usam no ELA depende significativamente de ativos ligados ao governo.