BC trabalha com taxa real neutra de 3%, taxa nominal de 6,5%, diz Kanczuk

"Estamos trabalhando com taxa de 3% real no cenário básico", disse Kanczuk em evento virtual do banco BNY Mellon

Reuters

Publicidade

BRASÍLIA (Reuters) – O diretor de Política Econômica do Banco Central, Fabio Kanczuk, disse nesta quinta-feira que seu cenário básico contempla uma taxa de juros real neutra de 3% para a economia brasileira o que, somada a uma inflação de 3,5%, aponta para uma taxa nominal neutra de 6,5%.

A Selic está atualmente em 2,75% ao ano e, em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) informou estar dando início a um processo de “normalização parcial” da taxa. Kanczuk disse que o uso dessa expressão não é um compromisso, mas uma indicação de para onde a política deve caminhar.

“Estamos trabalhando com taxa de 3% real no cenário básico”, disse Kanczuk, em inglês, em evento virtual do banco BNY Mellon.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se você somar uma inflação de 3,5%, então você tem uma Selic de 6,5% como uma taxa nominal neutra, estou te dando isso. Ainda que eu tenha um desvio padrão grande, é assim que estou olhando para a coisa, é minha melhor suposição. Isso vai evoluir ao longo do tempo e vou dar (comunicar) qualquer mudança que terei nessa taxa neutra.”

Entenda o método para realizar análises e não se perder em momentos turbulentos. A série gratuita One Good Trader, com Gilberto Coelho, te ensina como – inscreva-se!