Bandeira e flâmula sinalizam patamar para sair ou entrar no mercado

Investidor pode prever próxima tendência com base em um dos padrões de continuação mais interessantes da análise técnica

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Ao alocar seu capital no mercado de ações, a expectativa inicial do investidor é de embolsar lucros com o papel, independente se for uma estratégia de longo ou curto prazo.

Porém, um avanço repentino ou uma queda brusca do ativo, sustentada por um forte volume, pode suscitar dúvidas quanto à manutenção da posição.

Este tipo de movimento, facilmente verificado via análise técnica, faz surgir um dos padrões de continuação mais interessantes do instrumental: a bandeira e a flâmula.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Características do padrão
As bandeiras e flâmulas aparecem fundamentalmente em tendências fortes de alta ou de baixa, acompanhadas por um expressivo volume, como ressalta a equipe da Leandro.Stormer.

Após o significativo movimento, a tendência esbarra em um período de congestão, onde o investidor deverá monitorar o racional de sua estratégia, já que este patamar será decisivo para o viés do ativo.

Caso a acumulação detenha formato de retângulo, está caracterizada uma bandeira, enquanto uma formação triangular pode ser considerada uma flâmula.

Continua depois da publicidade

O fim do padrão é declarado quando o ativo consegue romper a congestão, com objetivo semelhante à extensão do mastro, representado pela linha azul. Ou seja, se os preços subiram ou recuaram 10% no primeiro momento, o ativo deverá movimentar-se nesta mesma proporção após a congestão, como exemplificado pela linha preta das figuras.

Pontos importantes
Os analistas da Leandro.Stormer lembram que, que quanto mais vertical for o mastro, maior será a força do padrão. Também é importante prestar atenção ao movimento subseqüente da congestão. Se for procedido por um fraco volume, a formação dever ser colocada em xeque.

Apesar da ressalva, as estimativas da equipe apontam que as bandeiras e flâmulas têm um percentual de 90% de acerto como padrão de continuação, uma grande probabilidade de concretizar o movimento após romper a congestão.

Por ser de curto prazo, estima-se que o padrão de continuação dure entre uma a doze semanas, já que, a partir daí, a bandeira ou flâmula pode ser considerada como retângulo ou triângulo simétrico, respectivamente.