Bancos e teles pressionam bolsas européias, que operam em queda

No início de uma semana conturbada por inúmeras divulgações de resultados, os investidores seguem cautelosos

Publicidade

SÃO PAULO – Acompanhando o fechamento dos principais mercados acionários norte-americanos na última sexta-feira, as bolsas européias operam em território negativo na manhã dessa segunda-feira. Destaque para os papéis das teles e bancos, no início de uma semana de várias divulgações de resultados.

Amanhã divulgarão seus resultados referentes ao terceiro trimestre: a operadora de telefonia móvel britânica Vodofane e o banco alemão Commerzbank. Na quinta-feira será a vez dos bancos franceses Crédit Lyonnais e Societé Generale.

Vodafone em destaque

Os papéis do grupo britânico de telefonia móvel Vodafone (+1,2%), além operarem em alta com expectativas de resultado, também refletem o bom humor dos investidores após divulgação do crescimento em 153% do lucro líquido de sua unidade holandesa Vodafone Libertel.

No terceiro trimestre desse ano a Libertel lucrou 139 milhões de euros, além de divulgar expectativas positivas para o restante desse ano e para 2003. A Vodafone também aliviou seus investidores ao confirmar que não aumentaria sua oferta para a aquisição dos 44% da operadora de telefonia móvel francesa Cegetel, hoje nas mãos do grupo de mídia francês Vivendi.

Teles operam em tendência de queda

As ações do grupo alemão Deutsche Telekom (-3,5%) operam pressionadas por rumores de que a companhia deve revelar prejuízo de 5 bilhões de euros para os primeiros nove meses de 2002, além de estar preparando grande plano de reestruturação de corte de custos em investimentos consideravelmente importantes.
Enquanto isso, na Inglaterra, o grupo de telefonia fixa BT Group (-0,6%) confirmou venda de suas ações da rede de televisão por satélite BSkyB. Os ativos do restante das também operadoras de telefonia fixa segue em tendência de queda, como ilustram a espanhola Telefónica (-1,30%), além da italiana Telecom Itália (-1,55%).
Bancos aguardam resultados

Á espera de uma semana conturbada, os papéis dos principais bancos europeus seguem em queda moderada, como demonstram o holandês ABN Amro (-0,86%), o britânico Barclays (-2,40%), o francês BNP Paribas (-2,78%), o alemão Deutshe Bank (-1,98%), além do espanhol BBVA (-2,58%).
Os papéis do banco suíço CSFB caem 3% após periódico local publicar que a instituição teria afirmado a analistas que nos seus resultados para o terceiro trimestre, largamente previsto para mostrar enorme prejuízo, também incluirá uma cobrança de impostos no total de 350 milhões de francos suíços.

Continua depois da publicidade


Frankfurt cai 1,65%, Paris em baixa de 1,43%

O índice DAX 30 da bolsa de Frankfurt se destaca, caindo 1,65% e atingindo 3.028 pontos.
Já o CAC 40 da bolsa de Paris negocia em baixa de 1,43% chegando a 3.014 pontos,
enquanto o FTSE 100 da bolsa de Londres desvaloriza-se 1,31% a 3.982 pontos.

%Var Dia Pontos %Var 30D %Var Ano
FTSE 100 -1,31 3.982 +0,72 -23,68
CAC 40 -1,43 3.014 +3,87 -34,82
DAX 30 -1,65 3.028 +3,33 -41,31