Bancos derrubam ações europeias por temores sobre abismo fiscal

Mesmo estando próximo de sua máxima em 19 meses, o índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em baixa de 0,34 por cento, a 1.138 pontos

Reuters

Publicidade

LONDRES – Fraqueza em ações de bancos levaram as ações europeias a fechar em baixa nesta sexta-feira (21), com os mercados afetados por novos sinais de que os Estados Unidos podem não ser capazes de alcançar um acordo para evitar medidas fiscais que podem drenar o crescimento.

As ações caíram após o Partido Republicano dos EUA fracassar durante a noite em aprovar um plano com o objetivo de evitar um “abismo fiscal” de iminentes altas de impostos e cortes de gastos do governo que podem prejudicar a economia norte-americana no próximo ano.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em baixa de 0,34 por cento, a 1.138 pontos, embora continue perto de sua máxima em 19 meses de 1.144 pontos atingida no começo da semana.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O índice bancário europeu STOXX 600 esteve entre os setores de pior performance, recuando 0,85 por cento, com as ações europeias caindo após um relatório parlamentar alertar que o setor pode necessitar de regulação mais rígida.

“O mercado estancou após o anúncio inesperado na noite passada”, disse o diretor-associado do Berkeley Futures, Richard Griffiths.

“Mas está demonstrando resiliência. A queda não é tão grande e as pessoas acham que é apenas um atraso antes deles chegarem a um acordo em talvez três semanas”, acrescentou.

Continua depois da publicidade

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,31%, a 5.939 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,47%, para 7.636 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,15%, para 3.661 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,40%, para 16.333 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 avançou 0,32%, para 8.291 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 0,93%, para 5.693 pontos.