Banco Mundial e plataforma blockchain se unem em projeto de tokenização de crédito carbono

As compensações de carbono são um meio para as empresas neutralizarem emissões

CoinDesk

Logo do Banco Mundial (REUTERS/Johannes P. Christo)

Publicidade

A International Finance Corporation (IFC, em inglês), membro do Banco Mundial que oferece investimentos para países menos desenvolvidos, se uniu à plataforma blockchain Chia Network para lançar o Carbon Opportunities Fund.

O fundo é uma plataforma global de investimento que levantará capital privado para projetos inovadores de obteção, tokenização e venda de créditos de carbono verificados. Segundo a Reuters, o fundo está sendo semeado com US$ 10 milhões.

Também estão envolvidos no Carbon Opportunities Fund a empresa de financiamento de sustentabilidade Aspiration e o investidor em biodiversidade Cultivo. A plataforma global fornecerá créditos de carbono baseados em blockchain comprados de projetos escolhidos por essas duas empresas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As compensações de carbono são um meio para as empresas neutralizarem suas emissões comprando créditos que financiam projetos de plantio de árvores ou energia renovável.

“Essa nova estrutura que usará tecnologias de blockchain é uma maneira inovadora de os mercados de capitais se envolverem totalmente no comércio de créditos de carbono de forma transparente, segura, justa e benéfica”, disse Paulo de Bolle, diretor global sênior da IFC.

A blockchain parece ser um meio natural para projetos relacionados à compensação de carbono devido a sua transparência. No entanto, para muitos, a tecnologia é manchada por sua associação ao alto gasto de energia envolvido na mineração de criptomoedas, processo pelo qual novos criptoativos são lançados.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil