Banco Central precisa continuar agindo para mitigar efeitos do coronavírus, diz Luiz Fernando Figueiredo

Ex-diretor de política monetária do BC diz que impacto do surto na economia brasileira é "secundário", mas mercado reage ao pânico global

Anderson Figo

SÃO PAULO — O impacto do coronavírus sobre a atividade econômica brasileira é “secundário”, mas ainda assim o Banco Central deve continuar agindo para acalmar os mercados, que reagem ao pânico global generalizado. A afirmação é do CEO da Mauá Capital e ex-diretor de política monetária do BC, Luiz Fernando Figueiredo, em entrevista ao InfoMoney.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo Figueiredo, a decisão do Federal Reserve (banco central americano) ontem de cortar emergencialmente os juros nos Estados Unidos foi correta, mas pode ter elevado a incerteza entre os investidores sobre a gravidade da situação.

“Os países terão que fazer ajustes fiscais para ajudar a economia, mas ninguém sabe ainda onde nós estamos em termos de quanto essa história ainda vai andar”, disse.

Sobre o Brasil, Figueiredo disse ser importante que o BC siga atuando onde for preciso, seja provendo liquidez no câmbio ou cortando juros, como outros países têm feito. Ele também comentou sobre o real, que é a moeda emergente que mais perde valor contra o dólar. Leia a entrevista abaixo.

IM: O Fed surpreendeu o mercado no timing da decisão? Por que isso acalmou apenas momentaneamente o mercado?

LFF: O Fed surpreendeu todo mundo. Só em 2008 ele tinha feito uma reunião extraordinária como esta. É muito raro. É sempre uma faca de dois gumes porque se ele foi tão agressivo assim, será que a possibilidade de recessão aumentou?

O mercado, como a gente está sob um grau de incerteza muito grande, fica em dúvida. O mercado não sabe responder sobre isso. Então, as oscilações estão sendo muito grandes.

Anteontem, as Bolsas americanas chegaram a subir mais de 2% e depois fecharam só com um pouco de alta. O mercado ainda não encontrou um equilíbrio, um meio que ele fique relativamente tranquilo no meio deste quadro de incerteza atual. Até porque é muito difícil mensurar [o tamanho do estrago do coronavírus na economia global].

Os bancos centrais estão atuando de maneira coordenada. Os países terão que fazer ajustes fiscais para ajudar a economia, mas ninguém sabe ainda onde nós estamos em termos de quanto essa história ainda vai andar.

Como os países estão super reagindo, o impacto nas economias tem sido muito forte porque eles têm paralisado as atividades onde tem foco [de coronavírus], alguma preocupação. Então, que vai ter, momentaneamente, focos bem recessivos muito fortes, vai.

Leia também:
Efeito coronavírus: mercado está pronto para novos cortes da Selic em 2020
“BC deve relutar em reduzir os juros”, diz economista da FGV

IM: Mas, então, só o corte de juros não é suficiente?

LFF: Como ninguém sabe se essa coisa continua crescendo, quem sabe esses focos se tornam algo mais abrangente no mundo e por um tempo maior. É muito difícil saber se o corte [de juros nos EUA] vai dar conta do recado porque ninguém sabe ainda muito bem onde estamos pisando.

O Fed falou que vai fazer o que for preciso fazer, não tem como prever o limite. O termômetro está meio quebrado. Você tem que ir fazendo alguma coisa para o sistema não ter dúvidas de que você vai estar pronto para atuar sempre que for preciso.

Essa atitude já aliviou um pouco o estresse do mercado. Se não houvesse essa resposta dos bancos centrais, a gente estaria em uma outra situação.

Embora muito voláteis, os mercados deram uma certa estabilizada. As Bolsas americanas estavam caindo 3% todos os dias, agora caem menos ou até sobem um pouco. Isso tem um efeito enorme no que a gente chama de condições financeiras e confiança. Não só nas regiões que pararam as atividades pelo vírus, mas também em muitos outros lugares.

IM: O mercado já prevê novos cortes na Selic após a decisão do Fed. Como isso impacta a atividade e a Bolsa?

LFF: O Brasil está indo na esteira do que acontece em muitos outros países. A dinâmica é uma dinâmica que todos estão reagindo ao mesmo tempo a um choque que tem proporção global.

Nessa hora não dá para dizer se o Brasil vai ser mais impactado ou não. O Brasil está mais distante. São pouquíssimos casos [de infectados por coronavírus] aqui. Mas o mercado tem muito a ver com confiança — e isso está ligado ao mundo.

Com relação à atividade [econômica] em si no Brasil, o impacto é mais secundário. Você pode ter uma recessão temporária em um epicentro. China está sofrendo mais, Coreia sofre mais e deve passar por um período recessivo.

Não é o caso brasileiro. Em termos de queda da atividade, o impacto será muito menor. Os mercados acabam tendo um impacto maior do que a atividade propriamente dita aqui.

IM: O dólar sobe no mundo todo, mas o real tem sido a moeda emergente que mais se desvaloriza. Por quê?

LFF: O real vem tendo uma dinâmica em que ele vem performando pior do que as outras moedas emergentes. Mas ele está dentro de um contexto em que o dólar está se valorizando no mundo.

Aqui, estamos em um período de transição entre uma moeda que era uma moeda de carry trade, que o mercado diz, ou seja, que muita gente entrava para ganhar com os juros altos que tínhamos aqui, e indo agora para um outro tipo de moeda, que é uma moeda de um país com juro mais normalizado.

Então, o investimento, o dinheiro que vem para cá é muito mais dependente da economia real. É um processo de transição. O estoque desse dinheiro que dependia de juros está indo embora.

IM: As intervenções do BC brasileiro no câmbio têm sido efetivas? O que a autoridade precisa fazer, além do que já está fazendo, para amenizar o avanço do dólar?

LFF: Sobre as intervenções no câmbio pelo Banco Central, elas sem dúvida são efetivas, mas elas não têm o objetivo de atenuar nenhum movimento e, sim, de manter uma normalidade do sistema, provendo principalmente liquidez.

Em momentos como este, em que você tem um choque muito grande, o que o Banco Central tem que fazer é isso: prover liquidez onde ela estiver faltando, seja no câmbio ou onde for. É isso que os bancos centrais estão fazendo.

A preocupação é com a estabilidade financeira. Temos que manter o sistema saudável, este é o objetivo dos bancos centrais neste momento. Se o sistema funcionar, qualquer choque é minimizado e não propagado.

Mas ainda é uma situação de muita incerteza. Eu diria que nós temos aí mais duas ou três semanas, no mínimo, para entender se o mundo vai conseguir conter a propagação desse vírus ou não. Se conseguir conter, pode ser que as coisas comecem a voltar ao normal nas economias e os mercados acalmem bem.

Como é muito tempo, são semanas em uma situação muito volátil, então temos que tomar bastante cuidado.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.