Banco Central anuncia criação de Comitê de Estabilidade Financeira

Comitê será composto de presidente e diretores da autoridade monetária brasileira e se reunirá a cada dois meses

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central anunciou a criação do Comef (Comitê de Estabilidade Financeira), nesta quarta-feira (18), um “aprimoramento institucional que ajudará no cumprimento da missão do BC de assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente”. 

O comitê será composto pelo presidente e diretores da autoridade monetária brasileira, que terão poder de voto e se reunirá a cada dois meses, com reuniões extraordinárias podendo ser convocadas por decisão da diretoria. 

Além da diretoria e do presidente, chefes de departamentos que trabalham com a preservação da estabilidade financeira também poderão participar, sem direito a voto, das reuniões do comitê. 

Atribuições
O Comef terá como atribuições a orientação da atuação do BC no comitê de regulação e fiscalização dos mercados financeiro, de capitais, de seguros, previdência e capitalização, e em outros fóruns similares nacionais e internacionais, além da relação com outras instituições detentoras de informações úteis à manutenção da estabilidade financeira. 

O comitê também definirá as estratégias e as diretrizes do Banco Central para conduzir processos relacionados a estabilidade financeira e alocará responsabilidades entre unidades internas para garantir atuação coordenada. Além disso, o Comef vai determinar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos relativos à estabilidade financeira e à prevenção do risco de sistema.