Conteúdo editorial apoiado por

B3 passa a oferecer opções sobre contratos futuros de Bitcoin, Ethereum e Solana

Novos produtos ampliam oferta de criptoativos na Bolsa brasileira

Erick Souza

Ativos mencionados na matéria

Representações da criptomoeda bitcoin são vistas nesta ilustração feita em 25 de novembro de 2024. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/FOTO DE ARQUIVO
Representações da criptomoeda bitcoin são vistas nesta ilustração feita em 25 de novembro de 2024. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/FOTO DE ARQUIVO

Publicidade

A B3 (B3SA3) lançou opções sobre contratos futuros de Bitcoin (BIT), Ethereum (ETR) e Solana (SOL), nesta segunda-feira (6). Com a entrada dos novos produtos, a B3 passa a oferecer instrumentos regulados ligados a criptoativos para diferentes perfis de investidores.

Os Contratos de Opções e Contratos futuros são tipos de derivativos em que o valor deriva do comportamento de outro ativo ou indicador. Neste caso, de um criptoativo — mas podem responder à ações, moedas ou commodities, por exemplo.

Os novos contratos têm exercício automático na data de vencimento e liquidação por meio de compra ou venda no respectivo contrato futuro, pelo preço de exercício definido.

Ferramenta do InfoMoney

Baixe agora (e de graça)!

Os contratos lançados pela B3 serão negociados de forma independente, das 9h às 18h30. Segundo a própria Bolsa, os produtos também contarão com formadores de mercado.

Esses agentes são participantes responsáveis por manter ofertas de compra e venda. Eles devem, de acordo com a B3, contribuir para a liquidez, a eficiência na formação de preços e facilitar a entrada e saída dos investidores das operações.

De acordo com a B3, a novidade fortalece o ecossistema de derivativos da bolsa. Com os novos produtos, a Bolsa pretende ampliar as possibilidades para investidores que buscam estratégias sofisticadas de proteção, diversificação e posicionamento em ativos digitais.

“O avanço dos derivativos de criptoativos cria novas possibilidades para traders, gestores e investidores que buscam exposição a essa classe de ativos com instrumentos adequados de gestão de risco”, destaca Rafael Tsopanoglou Teodoro, gerente de Produtos de Moedas da B3.