Conteúdo editorial apoiado por
IM Trader

B3 lança opções de ações e ETFs com vencimentos semanais: confira como funcionará

B3 lançará, no dia 29 de janeiro, a modalidade de contratos de opções com vencimentos semanais

Camille Bocanegra

Publicidade

A B3 lançará, no dia 29 de janeiro, uma nova modalidade de contratos de opções para ações e ETFs (fundos de índices) que contará com vencimentos semanais todas as sextas-feiras.

Quinze ativos terão vencimentos cadastrados automaticamente para todas as semanas do mês vigente. Já as opções mensais seguirão com vencimento previsto para toda terceira sexta-feira do mês.

A princípio, os horários de negociação e de exercício das semanais serão os mesmos das opções mensais, assim como as práticas de negociação, o pós e o exercício automático. Em relação ao funcionamento, serão liberadas aberturas de vencimento sob demanda de até no máximo dois meses.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a abertura de séries tanto “online” (D+0) quanto D+1 seguirão a regra atual, sendo realizadas até 3 e até 4 dias úteis antes do vencimento, respectivamente.

As opções são contratos que dão aos seus titulares o direito de comprar ou vender um ativo por um valor pré-determinado (preço de exercício). De acordo com a B3, a iniciativa visa a oferecer aos investidores a oportunidade de realizar estratégias de curto prazo, aproveitando eventos específicos do mercado. O lançamento também facilita a negociação com valores (prêmios) menores, dado que, quanto mais distante do vencimento, há mais incertezas e isso poderia elevar o valor da operação. 

Saiba mais

Mercado de opções para iniciantes: entenda como funciona e como começar a investir

“O mercado de Opções do Brasil é um dos mais desenvolvidos do mundo. Temos implementado uma série de melhorias nos últimos anos e, com os vencimentos semanais, vamos sofisticar ainda mais o produto para os investidores. Opções semanais já são uma realidade nos principais mercados globais e essa demanda por vencimentos mais curtos, que permitam a concretização de novas estratégias por parte dos investidores, chegou até nós. Estamos trazendo essa possibilidade em 15 ativos, sendo que a maior parte deles já contará com programa de formador de mercado para trazer liquidez desde o lançamento”, afirma Thalita Forne, gerente de Produtos Listados da B3. 

Os ativos que passam a ter Opções com vencimentos semanais são: 

Código de Negociação Companhia ou Índice
PETR4Ações preferenciais da Petrobras
VALE3Ações ordinárias da Vale
BOVA11ETF – iShares Ibovespa Fundo de Índice
BOVV11ETF It Now Ibovespa
BBAS3Ações ordinárias do Banco do Brasil
BHIA3Ações ordinárias do Grupo Casas Bahia
MGLU3Ações ordinárias do Magazine Luiza
ITUB4Ações preferenciais do Itaú Unibanco
BBDC4Ações preferenciais do Bradesco
B3SA3Ações ordinárias da B3
ABEV3Ações ordinárias da Ambev
SUBZ3Ações ordinárias da Suzano
GGBR4Ações preferenciais da Gerdau
HAPV3Ações ordinárias da Hapvida
NTCO3Ações ordinárias da Natura