Publicidade
A B3 vai ampliar o horário de negociação dos contratos futuros de criptomoedas e de ouro a partir de março. A mudança será implementada em duas etapas e levará a um pregão de 12 horas diárias para esses produtos, de segunda a sexta-feira.
Na primeira fase, com início em 9 de março de 2026, os contratos futuros de Bitcoin (BIT), Ethereum (ETR), Solana (SOL) e ouro (GLD) passarão a ser negociados a partir das 8h, com encerramento às 18h30. A segunda etapa começa em 20 de abril de 2026, quando o horário será estendido até as 20h.
Com a conclusão da segunda fase, a janela de alocação de derivativos financeiros da bolsa também será atualizada para as 20h30, valendo para todos os contratos derivativos negociados na B3.
Mesmo com a extensão do horário de negociação, o preço de ajuste dos contratos seguirá sendo definido na janela atual da sessão regular.
Segundo Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, a ampliação atende à demanda de investidores por maior flexibilidade fora do horário comercial tradicional. “Ao abrir a janela mais cedo e fechar mais tarde, a B3 permite que os investidores ajustem suas posições em um intervalo maior de tempo ao longo do dia, apoiados pela robustez da nossa infraestrutura, com a segurança regulatória e transparência de preços que o mercado organizado e supervisionado proporciona”, afirmou o executivo.
A bolsa informou que continuará monitorando a liquidez e a adesão dos investidores nas novas janelas para avaliar possíveis expansões do modelo para outras classes de ativos.
Continua depois da publicidade
Entenda os contratos de criptos e ouro
Os contratos futuros de criptomoedas e de ouro negociados na B3 têm valor inicial reduzido e representam frações do ativo de referência.
A liquidação é exclusivamente financeira, baseada em índices globais, o que elimina a necessidade de custódia física ou, no caso das criptomoedas, de armazenamento de chaves privadas.
Os instrumentos podem ser usados tanto por investidores institucionais quanto por pessoas físicas para estratégias de hedge ou diversificação.