Ações

Avanço do coronavírus fora da China derruba Bolsas no exterior; B3 está fechada

Na Europa, a maior queda é a da Bolsa de Milão, que perde mais de 4%. O inglês FTSE 100 cai 3,18%

(Crédito: Agência Brasil)
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO — As Bolsas da Ásia fecharam hoje (24) em forte queda e as da Europa abriram com os principais índices recuando mais de 3% com o avanço do coronavírus no Norte da Itália, Coreia do Sul e Irã.

O governo italiano informou nesta segunda-feira que o número de pacientes no país chegou a 130 em apenas dois dias, com a quarta morte confirmada na manhã de hoje.

A maioria dos casos ocorre nas regiões da Lombardia e do Vêneto — 11 cidades onde o vírus foi identificado estão isoladas. O Carnaval de Veneza, uma das festas mais conhecidas do país, foi suspenso.

Aprenda a investir na bolsa

Já na Coreia do Sul, em apenas três dias o número de casos subiu de 31 para 763, com nove mortes. O governo sul-coreano elevou o alerta com o surto para o máximo.

No Irã, segundo informações da rede americana CNBC, em apenas três dias foram reportados 61 casos, com 12 mortes.

A Turquia fechou no domingo os quatro passos de fronteira com o Irã e impediu a entrada de pessoas que tinham sinais de gripe.

Em meio ao avanço do coronavírus fora da China, o índice futuro do Dow Jones caía 2,68% antes da abertura do mercado em Nova York. O futuro de S&P 500 recuava 2,59%. Já o pré-market da Nasdaq indicava uma baixa de 2,90%.

Na Europa, a maior queda era a da Bolsa de Milão, que perdia mais de 4% às 10h05 (de Brasília). O inglês FTSE 100 caía 3,18%, enquanto o francês CAC 40 tinha baixa de 3,61%. Na Alemanha, o DAX tinha desvalorização de 3,68%.

Enquanto a tensão cresce nos mercados de ações, os investidores correm para ativos considerados mais seguros. Um deles é o ouro, que subia mais de 2% nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Aqui no Brasil, a B3 segue fechada por causa do feriado de Carnaval e só vai reabrir os negócios na quarta-feira (26), às 13h.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos